Polícia Militar participa de blitz educativa integrada da Semana Nacional do Trânsito na Linha Verde em Curitiba 21/09/2021 - 16:40

A Polícia Militar do Paraná participou de uma blitz educativa da Semana Nacional do Trânsito na manhã desta terça-feira (21/09) na Linha Verde, em Curitiba. O evento contou com a presença do Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, do Diretor-Geral do Detran-PR, Wagner Mesquita, e do Comandante-Geral da PMPR, coronel Hudson Leôncio Teixeira. A atividade também contou com a atuação dos integrantes da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Prefeitura Municipal.

De acordo com o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, a integração entre as forças de segurança do Paraná é um exemplo para os outros estados. “Todos esses órgãos estão aqui para mostrar que atuar em conjunto é preservar, não só a segurança pública, mas também a segurança no trânsito, pois todos estão voltados para o bem comum e interesse social”, disse.

Para o Diretor-Geral do Detran-PR, Wagner Mesquita, as ações da Semana Nacional do Trânsito acontecem em um momento importante em que as pessoas estão voltando aos poucos as suas rotinas de antes da pandemia. “Com o aumento da circulação de pessoas nós já esperamos que haja um aumento no número de acidentes, mas é agora que vamos redobrar as ações, tanto nas fiscalizações em blitzes, quanto nas ações com radares”, explicou.

Segundo o Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, a Polícia Militar do Paraná está atuando em todas as regiões do estado com blitzes de trânsito educativa. “Essas ações são importantes para chamar a atenção dos motoristas e reduzir os números de acidentes. Além disso, a integração entre os órgãos facilita as ações, pois o sistema interage e, com isso, o atendimento à sociedade é muito mais rápido e eficaz”, destacou.

A blitz aconteceu na Linha Verde, no cruzamento com a Av. Salgado Filho, e contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), da Polícia Civil (PCPR), da Delegacia de Delitos de Trânsito (DEDETRAN), da Guarda Municipal de Curitiba (GMC) e da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

DADOS – Apenas em Curitiba, de janeiro a agosto deste ano aconteceram 3.192 acidentes, resultando em 2.425 pessoas feridas e 33 mortes. Já no mesmo período do ano de 2020, foram 3.160 acidentes, com 2.456 pessoas feridas e 24 mortos. Segundo o Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, tenente-coronel Mário Henrique do Carmo, o aumento dos índices nas estatísticas se deve ao aumento de circulação de pessoas na cidade.

“Quando analisamos os dados e comparamos entre os anos de 2019 e 2020, nós percebemos que houve uma queda de cerca de 20% nos acidentes e feridos, mas quando nós verificamos os números deste ano, já percebemos que a flexibilização das medidas, como a volta às aulas e as pessoas voltando ao trabalho presencial, está refletindo no trânsito”, explicou o tenente-coronel Carmo.

Além das ações nas cidades, a Polícia Militar também fará ações educativas nas rodovias estaduais através do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). “Nós estaremos com ações em todo o estado do Paraná e as seis companhias do nosso batalhão estão fazendo ações integradas nas rodovias. Essas blitz além de educativas, são também de fiscalização de veículos e documentos”, complementou o Comandante do BPRv, tenente-coronel Joserli Wellington Selmer.