Polícia Científica do Paraná lança exposição itinerante sobre perícia no mundo digital 22/03/2023 - 14:56

Com o objetivo de reforçar a relevância da perícia digital na resolução de casos, a Polícia Científica do Paraná, com apoio da empresa Cellebrite, montou a exposição “A evolução da perícia no mundo digital”, com equipamentos utilizados para a extração de dados em aparelhos celulares. A mostra, que iniciou nesta terça-feira (21) em um evento restrito a profissionais da área, vai passar por quatro cidades do Paraná e será aberta ao público geral a partir do dia 27 deste mês.

A mostra ficará em Curitiba, no Museu de Ciências Forenses, até o mês de maio. Depois disso, vai passar pela unidade da Polícia Científica de Maringá durante o mês de junho, pela unidade de Londrina em julho e pela unidade de Francisco Beltrão em agosto.

“A Polícia Científica presta um importante serviço para a população paranaense através das perícias que realiza. No evento, pudemos perceber a sua busca constante por aperfeiçoamento através de equipamentos cada vez mais modernos e adaptados para as tecnologias que são utilizadas pelos criminosos”, afirmou o diretor de gestão em Segurança da Secretaria de Segurança Pública, coronel Carlos Eduardo Cidreira, que representou o secretário Hudson Leôncio Teixeira no evento.

“A exposição mostra a evolução dos equipamentos relacionados ao Laboratório de Computação Forense e os diversos desafios que a perícia enfrenta, principalmente a mudança técnica que tem que ser feita para que se consiga periciar esses objetos, que passam por uma constante atualização”, disse o diretor de Operações da Polícia Científica, Ciro Pimenta.

Na exposição, os visitantes poderão conhecer de perto a evolução dos instrumentos utilizados para a perícia de celulares. Os equipamentos da empresa Cellebrite serão organizados em forma de linha do tempo para demonstrar que, com os avanços da internet, a tecnologia forense também evoluiu para conseguir acompanhar as novas formas de comunicação das organizações criminosas, agregando novas ferramentas para obter provas concretas no mundo digital.

“A plataforma e as soluções de inteligência digital da Cellebrite transformam a maneira como nossos clientes coletam, revisam, analisam e gerenciam dados para investigações legalmente autorizadas. Ficamos muito honrados com o convite do Museu de Ciências Forenses de Curitiba”, comentou Eduardo Negreiros, representante da empresa.

HOMENAGEM – Durante o evento, a Polícia Científica do Paraná prestou uma homenagem para José Joel Camargo, servidor responsável por cuidar do acervo do museu, que tem mais de 40 anos de trabalho.

Confira o cronograma:

Unidade PCP Tarumã

Dias 27 de março, 24 de abril e 29 de maio, das 9h às 16h

Além destas datas, é possível visitar solicitando agendamento através do e-mail museuforense@policiacientifica.pr.gov.br

Rua Paulo Turkiewicz, 150 - Tarumã, Curitiba

Unidade PCP Maringá