Paraná celebra Dia Nacional do Bombeiro em cerimônia com entrega de homenagens 02/07/2026 - 21:46

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) realizou nesta quinta-feira (2) a cerimônia alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, no auditório do Quartel do Comando-Geral, em Curitiba. A solenidade reuniu o alto comando da corporação e demais autoridades militares e civis em um momento de homenagens aos bombeiros pelo tempo de serviço e reconhecimento por suas contribuições para o fortalecimento da instituição. O evento também marcou a entrega de documentos históricos relacionados à criação da corporação paranaense.

O comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, destacou que a cerimônia representou o reconhecimento à trajetória daqueles que ajudaram a construir a história da corporação. “É importante lembrarmos que tudo o que o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná é hoje é fruto do esforço de muitos que vieram antes de nós. Os veteranos e os comandantes que passaram pela corporação ajudaram a consolidar os valores, a capacidade técnica e a excelência que temos atualmente. Cabe à nossa geração honrar esse legado, preservar essa história e continuar trabalhando para servir cada vez melhor a sociedade paranaense”, afirmou.

HOMENAGENS - Durante a solenidade, foram entregues as medalhas Mérito Bombeiro Militar aos militares que completaram 10, 20 e 30 anos de serviço na corporação. A honraria é concedida nas categorias bronze, prata e ouro, respectivamente. “É um orgulho fazer parte do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Esta medalha celebra dez anos como bombeiro e representa uma parte da minha vida que está nesta corporação”, comenta o cabo Luiz Felipe da Costa Nascimento, um dos bombeiros a receber a medalha. 

Outra homenagem especial foi feita com a entrega da Medalha Maria Quitéria, destinada a reconhecer mulheres que contribuíram para o fortalecimento da corporação e homenagear as pioneiras da presença feminina no Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. “É muito gratificante ter o reconhecimento da nossa trajetória na corporação. As mulheres estão conquistando seu espaço no Corpo de Bombeiros e com a nova turma de alunos-soldados o efetivo de mulheres bombeiras dobrou. A gente sente que esta história também é nossa, também ajudamos a construir o protagonismo da corporação”, declarou uma das homenageadas, a 2º sargento Juliana Franceschini Forbeci, que faz parte da primeira turma de mulheres a entrar na corporação, há 21 anos.

DOCUMENTOS HISTÓRICOS - Um momento marcante da cerimônia foi a entrega solene ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná de documentos de 1912, os primeiros registros feitos oficialmente pela corporação após sua criação. O material, preservado até então pela Polícia Militar do Paraná (PMPR), passa a integrar o acervo histórico do CBMPR, contribuindo para a preservação da memória e da trajetória da instituição ao longo de mais de um século de atuação em favor da população paranaense.

O coronel veterano Carlos Ernesto Brueckmann, também fez a entrega formal para o acervo da corporação de uma foto tirada por ele em 2 de julho de 1972, em Frankfurt, na então República Federal da Alemanha, durante a Exposição Internacional do Bombeiro. A imagem retrata a escada mecânica Magirus, viatura que, após a exposição, foi levada ao Porto de Hamburgo e transportada ao Brasil, desembarcando em Paranaguá para integrar a frota de viaturas do CBMPR. A viatura hoje está no Museu do CBMPR, no Quartel do Comando-Geral.

ORIGEM DA DATA - Celebrado em 2 de julho, o Dia Nacional do Bombeiro homenageia a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, instituído em 1856 pelo imperador Dom Pedro II, na então capital do Império, o Rio de Janeiro. A iniciativa marcou a organização do primeiro serviço público de combate a incêndios do país, estabelecendo as bases para o desenvolvimento dos Corpos de Bombeiros brasileiros. 

Ao longo das décadas, a atuação dos bombeiros militares foi ampliada muito além do combate a incêndios, passando a abranger atividades de busca, salvamento, atendimento pré-hospitalar, prevenção, defesa civil e resposta aos mais diversos tipos de desastres e emergências, mantendo como missão principal a proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente.

PRESENÇAS – Também participaram da cerimônia o diretor-geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná, coronel PM Adilson Luiz Lucas Prüsse; o Chefe do Estado-Maior do CBMPR, coronel Fabio Roberto de Azevedo Thereza; o Coordenador Executivo da Defesa Civil do Paraná, coronel Ivan Ricardo Fernandes; e o ex-comandante-geral do CBMPR e da PMPR, coronel veterano Miguel Arcanjo Capriotti.

GALERIA DE IMAGENS