Para frear avanço da Covid em Foz do Iguaçu, Segurança Pública e prefeitura reforçam ações preventivas 22/05/2021 - 19:30

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Paraná apoiam e reforçam a partir deste sábado (22/05) ações policiais e preventivas na cidade de Foz do Iguaçu para minimizar os casos de coronavírus, juntamente com a Guarda Municipal e agentes de saúde do município. O apoio aos agentes municipais, que farão barreiras, foi acertado durante uma reunião entre o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, e o prefeito da cidade, Chico Brasileiro, no final desta semana em Foz. O apoio será iniciado neste sábado (22/05) às 18h e deve permanecer por aproximadamente 10 dias.

O secretário Marinho prontamente confirmou o apoio às barreiras e destacou que o compromisso da Sesp é dar suporte às ações desenvolvidas pelos municípios e reforçar os trabalhos em prol do cidadão. “Temos atuado em parceria e a Sesp está sempre pronta a colaborar com operações e projetos que visam o bem estar da nossa população e desde o início da pandemia temos atuado com intensidade em todo o estado, alertando a população sobre o vírus seja em ações educativas ou em operações de fiscalização”, disse.

Os policiais militares atuarão mais intensamente nas ações preventivas e de rondas na cidade, combatendo a criminalidade em geral, para que o Corpo de Bombeiros, juntamente com a Guarda Municipal e agentes de saúde do município, possam agir nas barreiras educativas sanitárias. Os bombeiros militares e a Guarda vão prestar orientações e os agentes de saúde do município farão medição de temperatura das pessoas que cruzarem a fronteira, identificando as que estiverem com sintomas e orientando-as a procurarem um médico.

“A participação das instituições da Segurança Pública são essenciais para diminuir a circulação do vírus na cidade e com essa colaboração e a ampliação dos pontos, vamos conseguir atuar no fator surpresa e fiscalizar locais diferentes, para abordar veículos estrangeiros com passageiros que buscam atendimento hospitalar de maneira irregular”, destacou o prefeito.

Os detalhes operacionais para viabilizar as barreiras educativas sanitárias foram tratados em uma reunião nesta sexta-feira (22/05) articulada pelo secretário Marinho logo após confirmar o apoio da da Segurança Pública na operação conjunta. A reunião contou com a participação de integrantes da PM, do Corpo de Bombeiros e de outras forças e órgãos da região.

Ficou acertado que a Polícia Militar (por meio do 14º Batalhão) e o Corpo de Bombeiros (por meio do 9º Grupamento de Bombeiros) apoiariam as ações educativas sanitárias. As barreiras do município, com o apoio dos bombeiros, serão em em três pontos de acesso à Foz do Iguaçu próximos à fronteira com o Paraguai a partir deste sábado (22/05).

Participaram da reunião na prefeitura, para tratar da operação, além do secretário Marinho e do prefeito da cidade, o chefe de Engenharia da Sesp, major Ivan Fernandes; o coordenador regional do Depen em Foz do Iguaçu, Marcos Aparecido Marques; o secretário municipal de Segurança Pública, Reginaldo Silva; o secretário de governo, tenente-coronel Marcos Antônio Jahnke, e o chefe da Guarda Municipal, José Vicenzi.