PMPR promove solenidade que marca passagem de comando no 6° CRPM 07/05/2025 - 18:05

A Polícia Militar do Paraná promoveu, na manhã desta quarta-feira (7), uma solenidade que marcou a passagem de comando do 6° Comando Regional de Polícia Militar (6° CRPM). O coronel Darany Luiz Alves de Oliveira passou a função de comandante para o coronel Omar Bail.
A cerimônia também marcou a despedida do coronel Darany Luiz Alves de Oliveira da ativa da Polícia Militar do Paraná (PMPR), encerrando uma trajetória de 35 anos de serviço. Natural de Ponta Grossa, o oficial ingressou na corporação em 1990 e construiu uma carreira marcada por passagens por diversas unidades da PM. Nos anos finais, ocupou cargos de subcomandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), chefe do Centro de Educação Física e Desportos (CEFID), e comandante do 13° Batalhão de Polícia Militar (13° BPM), da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e, por fim, do 6° Comando Regional.
Durante a solenidade, o secretário da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, elogiou os dois oficiais e destacou os resultados alcançados pelo coronel Darany. “Dois excelentes profissionais. O coronel Darany trouxe pro estado a maior redução de homicídios da Região Metropolitana e Litoral depois de muito tempo e eu tenho certeza que o coronel Bail vai conseguir manter esse nível ou até melhorar nesta missão que é tão difícil e importante para a segurança pública do estado”, afirmou o secretário.
O coronel agradeceu todos que fizeram parte dessa trajetória, em especial sua esposa, seus filhos e todos os militares estaduais. “Eu não tenho como escrever o que vivi aqui, tudo o que eu sonhei, eu conquistei” disse.
O subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, prestou uma homenagem ao coronel Darany Luiz Alves de Oliveira durante a solenidade, agradecendo pelos 35 anos de dedicação à corporação. Em discurso, destacou a trajetória marcada pela determinação e compromisso com a segurança pública. “Que esses 35 anos de legado sejam sempre bem lembrados por todos que estiveram ao seu redor, e que fiquem registrados em sua história pessoal de muita força e perseverança”, afirmou o subcomandante.
A aposentadoria do coronel Darany marca também a ida do último remanescente da turma de 1992 na ativa para a reserva, com exceção do coronel Jefferson Silva, comandante-geral da PMPR. Alguns veteranos representantes da turma estiveram presentes e receberam homenagens.
“Hoje é um momento de extrema emoção, pelo fato de estarmos completando 35 anos de carreira, jovens sonhadores que concluem uma jornada de inteira dedicação à causa pública”, acrescentou o coronel Jefferson, que elogiou o seu colega de turma; "Ao longo de sua trajetória, o coronel Darany se destacou por sua liderança serena, sua dedicação incansável e sua capacidade de conduzir com maestria os desafios que lhe foram confiados. Hoje, ao encerrar sua carreira, o senhor deixa um legado, admirado e respeitado por todos que tiveram o privilégio de caminhar ao seu lado”, completou.
O novo comandante do 6° Comando Regional da Polícia Militar (6° CRPM), coronel Omar Bail, ingressou na corporação em 1991 e traz em seu currículo funções como subcomandante do Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio” (RPMon) e subdiretor de pessoal da PMPR. Até então no comando do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). O oficial assume agora a responsabilidade de coordenar as ações de segurança em 35 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral, atendendo uma população estimada em cerca de 2 milhões de pessoas.
PRESENÇAS - chefe do Estado-maior, coronel Paulo Roberto Lima; comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel Emídio Angelotti; corregedor-geral da PMPR, coronel Gil Alessandro Zwir; diretor de logística, coronel Alessandro Galeski; diretor de finanças da PMPR, coronel Márcio Stange da Cruz; prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; deputado estadual Ricardo Arruda e deputado estadual Alisson Wandscheer.