PMPR forma 35 capitães no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais 20/11/2019 - 14:21
Após 650 horas de aulas teóricas, práticas e físicas, 35 capitães da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná e de outros dois estados concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). A formatura, que ocorreu na noite desta terça-feira (19/11), no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba, contou com homenagens, entrega de certificados e muita música. O curso tem o objetivo de habilitar os profissionais às funções de coordenação e de gestão da Corporação.
As aulas ainda permitem que os oficiais se atualizem com informações e doutrinas e, desta forma, melhorem o serviço prestado à população. “Esse é um momento extremamente importante para a capacitação dos capitães, para dar uma nova forma de pensar para estes policiais. Por isso, eles são expostos a novas tecnologias, novas formas de fazer polícia”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos.
Ao todo, o curso formou 35 capitães, sendo 33 do Paraná, incluindo oficiais do quadro da saúde, dois de Sergipe e um do Maranhão. “Colegas de outros estados que vêm pra cá para conhecer nossas estratégias de polícia e retornar para seus estados. Agora, estamos devolvendo capitães bem preparados que, utilizando da sua criatividade, vão trazer soluções na esfera da Segurança Pública”, afirmou. “Eles passam por um processo de seleção, são submetidos a provas intelectuais, físicas e técnicas”, completou.
O curso incluiu aulas de policiamento ostensivo, inteligência policial, justiça militar e processos administrativos, metologia de pesquisa, táticas para confrontos armados, análise criminal, gestão de pessoas, financeira e orçamentária e de qualidade, planejamento estratégico, educação física, legislação e Direitos Humanos, entre outras disciplinas. Para se formarem, os alunos precisaram fazer muita pesquisa, estudo e passar pelas diversas provas.
As aulas interativas, com músicas e apresentações de slides foram lembradas pelos oradores durante o discurso. “Cada um dos instrutores nos motivaram a pensar além, a pensar sobre novas perspectivas”, afirmou a capitã Marcia Bobko Bilibio. Os destaques da turma de 2019 do CAO foram: capitão Wladimir Denkewski (1º colocado), capitão Valter Ribeiro da Silva (2º) e o capitão Anderson Martins de Oliveira. Os três receberam homenagens do comandante-geral da PMPR, do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, e do comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, coronel Ronaldo de Abreu.
Além das autoridades já citadas, estiveram presentes no evento o diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública, coronel Pedro Luiz H. Stonoga, que representou o secretário coronel Romulo Marinho Soares no evento; o subcomandante e chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Paulo Henrique de Souza; o comandante do 3º Comando Regional da PMPR, coronel José Carlos Mazurkievicz Graciano; o diretor de finanças da PMPR, coronel Vanderlei Rotemburg, entre outras autoridades da Polícia Militar do Paraná, amigos, familiares e demais convidados.