PMPR apreende mais de 2 toneladas de maconha escondidas em carga de soja em Toledo 15/10/2025 - 10:17
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em uma ação conjunta com a Polícia Federal, realizou a apreensão de mais de 2,1 toneladas de maconha na noite desta terça-feira (14), no município de Toledo. A operação resultou em um prejuízo de R$ 4,5 milhões ao crime organizado.
As equipes, atuando no âmbito da Operação Protetor de Fronteira e Divisas, possuíam informações prévias sobre um veículo transportando entorpecentes. Durante patrulhamento, visualizaram um caminhão Volvo FH que adentrou o pátio de um posto de combustíveis às margens da rodovia BR-467. Após breve monitoramento, o veículo foi abordado.
O condutor, um homem de 58 anos, demonstrou intenso nervosismo ao ser questionado sobre a carga. Ao ser informado de que seria realizada uma busca no caminhão, ele confessou que levava drogas escondidas em meio à carga de soja.
Em vistoria ao veículo, foram encontradas aproximadamente 2,1 toneladas de substância análoga à maconha. O total apreendido foi de 2.096 kg de maconha prensada e 20,7 quilos de maconha do tipo “capulho”.
O motorista relatou que levaria o entorpecente até o município de Paranaguá e que receberia R$ 10 mil pelo transporte. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, sendo ele conduzido, com o veículo e a droga apreendida, à Delegacia da Polícia Federal de Cascavel.
OPERAÇÃO PROTETOR – Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Protetor das Divisas e Fronteira está inserida no Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas (ENFOC) e tem o objetivo de desarticular grupos criminosos e reduzir a circulação de drogas, principalmente em rota de contrabando de mercadorias ilícitas nas regiões de fronteiras.








