PMPR apreende maconha, cigarros contrabandeados e mercadorias ilegais em ações de fronteira 24/09/2025 - 14:21
A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), no âmbito da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, realizou nesta terça-feira (23) uma série de ações integradas com órgãos federais, com o objetivo de coibir crimes transfronteiriços e o contrabando de mercadorias. As ações aconteceram em diferentes municípios do estado e resultaram em apreensões de drogas, cigarros e produtos irregulares.
Em Guaíra, durante patrulhamento embarcado no Lago de Itaipu, policiais do BPFRON, em parceria com o Grupo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal, localizaram uma embarcação proveniente do Paraguai transportando cerca de 2,5 mil pacotes de cigarros contrabandeados. Ainda em Guaíra, outra operação conjunta do BPFRON com o Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) e o GEPOM de Naviraí (MS) resultou na apreensão de uma lancha com 746 quilos de substância análoga à maconha. Dois homens foram presos e levados à Delegacia da Polícia Federal da cidade, onde foram tomadas as providências cabíveis.
Em Umuarama, equipes do BPFRON, em apoio à Receita Federal, realizaram fiscalização em um depósito de recebimento e distribuição de mercadorias. No local, foram encontrados diversos produtos sem o devido desembaraço fiscal e aduaneiro, que foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal em Guaíra para os trâmites legais.
Somadas, as ações representaram um prejuízo estimado de mais de R$ 1,7 milhão ao crime organizado, reforçando o trabalho de fiscalização.
OPERAÇÃO PROTETOR – Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Protetor das Divisas e Fronteira está inserida no Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas (ENFOC) e tem o objetivo de desarticular grupos criminosos e reduzir a circulação de drogas, principalmente em rota de contrabando de mercadorias ilícitas nas regiões de fronteiras.








