PMPR apreende 1,5 tonelada de maconha escondida em área de mata em Santa Helena 04/12/2025 - 09:21

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), apreendeu uma tonelada e meia de maconha durante patrulhamento na noite desta quarta-feira (3), na cidade de Santa Helena. A ação ocorreu no âmbito das operações Protetor e Codesul II.

As equipes, com o apoio do pelotão de Operações com Cães, realizavam patrulhamento em área de mata quando o cão de faro Ollie indicou a presença de material ilícito escondido na vegetação. A partir da localização inicial, os policiais iniciaram buscas detalhadas, encontrando diversos fardos de substância análoga à maconha.

O entorpecente estava acondicionado em meio à mata, e não foi possível identificar o responsável pelo armazenamento do material ilícito.

Toda a droga apreendida foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, resultando em um prejuízo estimado de R$ 3 milhões.

OPERAÇÃO PROTETOR – Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Protetor das Divisas e Fronteira está inserida no Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas (ENFOC) e tem o objetivo de desarticular grupos criminosos e reduzir a circulação de drogas, principalmente em rota de contrabando de mercadorias ilícitas nas regiões de fronteiras.

CODESUL II - A Codesul visa ampliar a presença policial nas regiões de divisa e intensifica o combate ao crime organizado, especialmente em áreas onde há circulação de veículos suspeitos, transporte ilegal de mercadorias e tráfico de drogas. As equipes atuam de forma simultânea e reforçam a fiscalização em estradas, cidades próximas às fronteiras e regiões rurais utilizadas como rota por grupos criminosos.

GALERIA DE IMAGENS