PMPR, PCPR e PF apreendem mais de 1 tonelada de maconha em Santa Helena 28/11/2025 - 10:10
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), em ação conjunta com a Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Federal (PF), realizou a apreensão de mais de uma tonelada de maconha. A ação ocorreu nesta quinta-feira (27), em Santa Helena, no âmbito da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, causando um prejuízo estimado ao crime de R$ 2.078.600,00.
Durante atividade de monitoramento, as equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON – PMPR), do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE – PCPR) e do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM – PF) localizaram uma embarcação atravessando o Lago de Itaipu a partir do Paraguai, em direção a uma área conhecida pelo intenso fluxo de narcotráfico internacional. Diante da situação, as equipes deslocaram-se por terra para verificar portos clandestinos da região.
Em um dos acessos, foi visualizado um veículo Fiat Palio Weekend, de cor branca, totalmente carregado em seu interior com grande quantidade de substância análoga à maconha. A droga totalizou 1.026,300 kg (um mil e vinte e seis quilos e trezentos gramas).
Foram realizadas buscas nas proximidades, porém nenhum outro ilícito ou envolvido foi localizado. A droga apreendida foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.
OPERAÇÃO PROTETOR – Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Protetor das Divisas e Fronteira está inserida no Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas (ENFOC) e tem o objetivo de desarticular grupos criminosos e reduzir a circulação de drogas, principalmente em rota de contrabando de mercadorias ilícitas nas regiões de fronteiras.








