PM forma 47 novos soldados durante solenidade do aniversário de 166 anos 10/08/2020 - 22:50

Durante a solenidade de comemoração dos 166 anos da Polícia Militar do Paraná, na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, ocorreu a formatura da 1ª turma do Curso de Formação de Praças (CFP) turma 2019/2020. A cerimônia, que formou 47 novos soldados, ocorreu na segunda-feira (10/08), e contou com a presença do Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, do secretário estadual da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos.  

Dos 47 novos integrantes da corporação, 38 são soldados da Polícia Militar e nove são soldados do Corpo de Bombeiros. Eles passaram por 13 meses de instrução teórica e prática, incluindo o estágio operacional supervisionado. O governador cumprimentou os policiais militares, agora soldados de 1º classe, os quais estavam próximo ao palanque.

O secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, salientou que a formatura faz parte do planejamento da Secretaria. “Formamos 38 policiais militares e nove bombeiros militares, que é um pessoal capacitado que irá nos ajudar para cumprimos nosso planeamento. Juntos com o pacote de ações lançado hoje, irão manter a Polícia Militar em ações preventivas nas ruas, dando pronta repostas à nossa sociedade”, afirmou.

A turma de policiais militares leva o nome do cabo Edson Luiz Cordeiro Borges, que faleceu em dezembro de 2019 após evitar um roubo a uma loja na cidade de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, quando estava de folga e acabou baleado por marginais. Já a turma de soldados bombeiros militares leva o nome do cabo Fábio Varombi, que possui admiração e respeito pelos serviços prestados nas unidades pelas quais trabalhou.

Durante o evento, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, ressaltou que, mesmo em um ano atípico por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), as forças de segurança continuam recebendo reforços do Governo do Estado, como concursos e novas viaturas para a corporação.

“Mesmo em um cenário recessivo mundial, brasileiro e estadual, a qual a  pandemia causou impactos e grandes reflexos na economia e na arrecadação do estado, a Polícia Militar tem feito seu dever de casa. Estamos fazendo mais uma entrega de viaturas e pessoal, o que significa que estamos com nossos projetos em andamento, que uma boa administração e um bom emprego do dinheiro público resultam em ações efetivas para a segurança pública”, informou.

Os novos soldados fizeram o juramento à Bandeira Nacional diante dos Comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, de defender a qualquer custo, se preciso com sua própria vida, a do cidadão. “Foi uma nova realidade para a APMG, que se adaptou ao currículo e hoje entrega novos soldados para somar à tropa operacional no combate á criminalidade e nas ações preventivas”, destacou o Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu.

SONHO - O soldado Tiago Henrique Kulka ficou realizado com a formatura. “É uma superação, estava esperando há 11 anos por isso e depois de um ano na APMG é um sonho ser efetivamente policial militar”, disse.

Para a soldado Cintia Caroline Krebs Herther, a emoção com a formatura foi maior por ser na mesma data de aniversário da Corporação. “Enfrentei dificuldades, sou do interior, então vir à Curitiba e fazer o curso foi uma vitória. Agradeço a APMG pela recepção e pela formação”, disse.

PRESENÇAS – Além do Governador e dos Comandantes da PM e do Corpo de Bombeiros, estiveram no evento o deputado estadual soldado Adriano José, o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Vanderley Rothenburg; o Diretor de Apoio Logístico da PM, coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção; o Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Gabriel Mocelin; o presidente do Conseg estadual, coronel Chehade Elias Geha, entre demais oficiais da ativa e da reserva remunerada, praças e integrantes da APMG. 

Pela Secretaria da Segurança Pública estiveram presentes o diretor da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; o diretor do Departamento de Inteligência do Paraná, delegado Sivanei de Almeida Gomes; o coordenador do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul (CIISP-Sul), coronel Luiz Augusto de Oliveira Santiago; a chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública, delegada Luciana de Novaes; o assessor civil da Secretaria, delegado Vinícius Carvalho; o assessor militar da Pasta, coronel Erich Wagner Osternack.

GALERIA DE IMAGENS