Obras e projetos em andamento mudam o cenário da Segurança Pública na região de Fronteira  16/02/2022 - 18:57

O Governo do Estado e a Secretaria da Segurança Pública estão levando melhorias às polícias que atuam na região de fronteira com a construção de novos quartéis para a PM e para o Corpo de Bombeiros, unidades penais e projetos para melhorar a estrutura da Polícia Civil e da Polícia Científica. O secretário da Segurança, Romulo Marinho Soares, esteve em Guaíra nesta quarta-feira (16/02) para verificar o andamento dos projetos e fortalecer parcerias com os municípios lindeiros para novos projetos. 

 

Durante a visita à cidade, o secretário Marinho priorizou o acompanhamento das obras da Secretaria na região. A primeira parada foi na Cadeia Pública, que está com 95% da construção concluída, faltando ajustes para fornecimento de energia elétrica e de água, além da pavimentação do acesso à unidade, trabalho que está em andamento. A obra tem investimento de R$ 17.732.162,69 e vai proporcionar mais 752 vagas para o sistema penitenciário da região. A visita foi acompanhada pelo vice-diretor do Departamento de Polícia Penal, Francisco Silveira, e pelos coordenadores regionais de Cascavel e Maringá, Thiago da Costa Correia e Luciano Brito, respectivamente. 

 

Depois, o secretário esteve no canteiro de obras da 2ª Companhia do BPFRON, que está com 9,43% das obras concluídas. Ao conversar com o engenheiro da obra, o secretário entendeu como estão os trabalhos, o que embasou as tratativas junto ao prefeito da cidade, Heraldo Trento, durante uma reunião na prefeitura que envolveu a construtora responsável pela obra e a equipe técnica do prefeito e que acompanha a execução do projeto. 

 

REUNIÃO - Prefeitos e integrantes dos municípios e das forças de segurança pública estaduais e federais receberam o secretário Marinho na Câmara Municipal de Guaíra para tratar dos investimentos e projetos futuros para a região. Durante a reunião foi apresentado a articulação das instituições vinculadas na região de fronteira, bem como um panorama do planejamento da Secretaria para os municípios lindeiros. 

 

O secretário Marinho pontuou o compromisso da Secretaria da Segurança Pública com os projetos e obras na região. "Nosso intuito é transformar a região de Guaíra em um polo econômico e de forte presença policial para desenvolver ainda mais os municípios ao redor e atrair mais investimentos”, disse. 

 

Ele mencionou ainda que essas realizações só foram possíveis graças a um planejamento feito desde o início da gestão do governador Ratinho Junior. "Esse planejamento estratégico priorizou melhorar a condição de trabalho dos policiais, com ambientes mais adequados à sua função, buscando a valorização destes profissionais", disse. 

 

Durante o encontro, ele reforçou o compromisso com as cidades de fronteira e aproveitou para destacar a recente aquisição de novas 32 caminhonetes com recursos do Governo Federal para serem aplicadas no serviço operacional. São 23 veículos destinados ao BPFRON e nove para a Polícia Civil, ampliando o alcance das equipes policiais. As novas viaturas devem chegar à região no próximo mês. 

 

REALIZAÇÕES - O ano de 2022 chegou com novidades para a PM da região. A construção da nova sede do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), em Marechal Cândido Rondon (PR), e da 2ª Companhia do mesmo Batalhão em Guaíra iniciaram-se entre janeiro e fevereiro e vão dar outra perspectiva operacional para a unidade. Os imóveis contarão com ambientes mais modernos e adequados à realidade da Segurança Pública para a atuação dos profissionais. 

 

Em paralelo a isso, as obras das Cadeias Públicas de Guaíra e de Foz do Iguaçu estão em fase final para entrega ainda no primeiro semestre deste ano, proporcionando mais condições de gestão do Departamento de Polícia Penal com relação à população carcerária. 

 

Somente com o apoio da Itaipu Binacional, a Segurança Pública conta com mais de R$ 50 milhões em projetos, convênios e obras na Costa Oeste. Graças a essa parceria foi possível tirar do papel antigos projetos, como a construção da Companhia do BPFRON em Guaíra.  Outros projetos, como reformas de delegacias, de unidades penais e da Base Naútica do Pelotão Cobra em Entre Rios do Oeste, bem como a construção de uma nova sede da Polícia Científica em Guaíra, estão em fase de estudos e, alguns, em fase de homologação ou de contratação de serviços.

GALERIA DE IMAGENS