Na área da segurança pública, integração com prefeitos foi o destaque do evento Governo 5.0 18/11/2022 - 18:38

A oportunidade de diálogo e integração com prefeitos e secretários municipais foi destacada pelo secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita, como um dos principais resultados do encontro Governo 5.0, realizado em Foz do Iguaçu desde quarta e até esta sexta-feira (18).

“Tivemos representantes de todas as instituições que compõem a Secretaria e a oportunidade de boas conversas com os prefeitos e secretários municipais, mostrando como é feito o nosso trabalho em favor da segurança pública. Isso contribuiu para estreitar a integração entre o Governo do Estado e os municípios”, afirmou.

Promovido pelo Governo do Estado, Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Sebrae-PR, com apoio da Assembleia Legislativa e Itaipu Binacional, o evento reuniu prefeitos e gestores municipais para que as secretarias estaduais compartilhassem experiências, fortalecendo a integração entre as diversas áreas das administrações públicas estadual e municipais. Pela Secretaria da Segurança Pública participaram as polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros - e do programa Disque-Denúncia 181.

AÇÕES - O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo, apresentou os novos uniformes tecnológicos da corporação. “Somos o único estado a ter uso de Equipamento de Proteção Individual diário. Antes, o Corpo de Bombeiros tinha EPI estrutural, apenas para combate a incêndios, somente em ocorrências de grande porte. Hoje, com esse novo uniforme, estamos preparados diariamente para dar rápida resposta em atendimentos pré hospitalares e casos de pequenos incêndios”, comentou.

As forças de segurança estaduais demonstraram a integração proporcionada pela Sesp, juntamente com os investimentos do Governo do Estado em equipamentos e tecnologia. O 1º tenente Emerson Cleyton de Souza Pinto, representando a Polícia Militar do Paraná, falou sobre as inovações implementadas para o combate à criminalidade e a integração entre as forças. “Apresentamos aos prefeitos as câmeras de reconhecimento de placas e de reconhecimento facial, dispositivos que poderão ser utilizados pela PMPR e pela PCPR para prevenção de crimes”, explicou.

A Polícia Civil do Paraná, segundo o investigador Laércio Turra, também deu ênfase a materiais empregados em segurança. “Mostramos armamentos, granadas, escadas, capacetes, binóculos infravermelhos, a fim de demonstrar aos visitantes os investimentos do Estado nas forças de segurança”, declarou.

Informações precisas e em tempo oportuno são essenciais para a atuação preventiva e repressiva das polícias. O Governo do Estado investe constantemente em inteligência e em ferramentas para que o cidadão contribua com este processo através de um canal de denúncias sigilosas, que preserve de forma eficaz a identidade dos denunciantes.

O chefe do Disque-Denúncia 181, major Edivan Fragoso, falou sobre a importância do canal no combate à criminalidade. “Os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer as nossas ferramentas de trabalho que contribuem para a segurança do Estado, reforçando a relevância dos cidadãos para a segurança pública, pois neste canal eles podem registrar denúncias sobre crimes e contravenções”, declarou.

TECNOLOGIA - A tecnologia científica utilizada na investigação criminal também é do aparato da segurança pública. O diretor operacional da Polícia Científica do Paraná, perito criminal Ciro José Cardoso Pimenta, representou sua instituição no evento. “Trouxemos a maleta de local de crime com equipamentos que o perito utiliza, por exemplo, as plaquetas identificadoras e as luzes forenses para localizar vestígios biológicos. Também exibimos o “Cellebrite”, equipamento de extração de dados de dispositivos eletrônicos, inclusive de informações já apagadas”, disse.

Pela Polícia Penal, o coordenador regional de Foz do Iguaçu, Diego Rodrigues Dias, demonstrou os equipamentos utilizados no segmento. “São armamentos não letais para intervenção prisional. Também apresentamos equipamentos utilizados em estabelecimentos penais e na escolta dos indivíduos que estão sob custódia da Polícia Penal”, afirmou.