Na Costa Oeste, PM e Corpo de Bombeiros iniciam trabalho de reforço de policiamento e prevenção pelo Verão Paraná Viva a Vida 19/12/2021 - 16:49

A Segurança Pública deu início ao reforço de policiamento ostensivo e preventivo e de prevenção a afogamentos nas praias de água doce do Rio Paraná e do Lago Itaipu na Costa Oeste do estado pelo Verão Paraná Viva a Vida 2021/2022. O evento de abertura ocorreu na cidade de Santa Terezinha de Itaipu (PR), com a presença da prefeita da cidade, Karla Francieli Galende, e do secretário de estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares.

“Estamos fortalecendo a Costa Oeste graças ao trabalho conjunto entre as forças federais, estaduais e municipais para que possamos ter uma fronteira mais segura. Percebemos que este evento foi organizado com muito carinho pela prefeitura e pela Itaipu Binacional para mostrar aos cidadãos o que eles terão à disposição”, disse o Secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

Frações de tropa do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do 14° Batalhão de Polícia Militar (14° BPM), e integrantes do 9° Subgrupamento de Bombeiros (9°GB) estiveram na abertura para simbolizar o preparo da PM e do Corpo de Bombeiros para a atuação na temporada de verão daquela região.

Pela PM, o trabalho ostensivo será ampliado para proporcionar mais segurança aos moradores e veranistas que procurarem áreas de lazer às margens do Rio Paraná e do Lago Itaipu. A presença da PM será intensificada desde os locais turísticos, e de maior concentração de pessoas, até mesmo nas rodovias estaduais, áreas de mata e no Parque do Iguaçu. O planejamento prevê a atuação mais concentrada aos finais de semana e feridos.

O Chefe do Estado Maior do 5º Comando Regional da PM (5ºCRPM), tenente-coronel Marcos Kamakawa, saudou a tropa presente no evento que atuará no Verão Paraná. “Com essa parceria entre estado, forças de segurança e municípios, traremos aos nossos operadores mais conforto para que eles possam devolver seu trabalho, proporcionando tranquilidade aos nossos cidadãos neste verão.”

A atuação da PM, segundo o Comandante do 14º Batalhão, major Adelar Davies, será voltado à prevenção e atendimento à população. “A PM vai oferecer policiamento nas praias e balneários artificiais que tenham atividade de verão. Vamos trabalhar conectados com o serviço operacional. De acordo com o nosso planejamento, teremos momentos em que será feito o policiamento presença e, em outros, quando o fluxo de pessoas for menor, a atuação será reforçada com patrulhamento”, afirmou.

GUARDA-VIDAS - Por parte do Corpo de Bombeiros, os guarda-vidas militares e civis estarão em pontos estratégicos das praias de água doce, para prevenir afogamentos com orientações e sinalização tanto áreas seguras quanto onde não devem ser acessados pelos banhistas. Além disso, haverá equipes para prestar atendimentos, resgates e salvamentos com embarcações e moto aquáticas.

Segundo o Comandante do 3° Comando Regional de Bombeiros, tenente-coronel Antônio Shinda, a maior orientação é para que as pessoas não se banhem em rios com correnteza, como é o caso dos rios Iguaçu e Paraná, muito frequentados pelas pessoas para lazer e pesca. “Escolher local seguro e sinalizado é muito importante”, disse.

São 15 Postos de Guarda-Vidas, 49 bombeiros militares e 15 guarda-vidas civis com todo o suporte de veículos necessários para dar um bom atendimento à comunidade dos municípios lindeiros.

As recomendações de segurança foram reforçadas pelo tenente-coronel para que as pessoas evitem se afogar. “Banhar-se em águas seguras e sempre próximo aos Postos de Guarda-Vidas, pois os profissionais conhecem os pontos de risco e fazem a sinalização para orientar as pessoas. Outra medida importante é sempre estar com o colete salva-vidas nas embarcações, pois tanto o Rio Paraná quanto o Lago de Itaipu são perigosos para afogamento”, salientou.

INTEGRAÇÃO – Trabalhar em sintonia potencializa as ações integradas. Na visão do vice-prefeito de Foz do Iguaçu, delegado Francisco Sampaio, a união entre as instituições reforça o comprometimento do poder público com a segurança pública. “Essa integração é tudo de bom e a inteligência é a segurança pública do futuro. Graças ao apoio da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, os turistas que estiverem na Costa Oeste vão se sentir mais seguros. Só temos que agradecer ao Governo do Estado neste quesito”, disse.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, o general João Francisco Ferreira, falou sobre a importância da parceria para a segurança de todos. “Os turistas que visitarem esta região linda terão momentos de grande felicidade e a oportunidade de conviver com a água, com a natureza, em um ambiente sadio, agradável e realmente levar belas lembranças dessa região que tanto nos orgulhamos no Oeste paranaense. A Segurança Pública deve ser uma preocupação permanente de todo cidadão brasileiro e por isso buscamos fazer nossa parte”, complementou.