Missa de Ação de Graças em Curitiba celebra 171 anos da Polícia Militar do Paraná 13/08/2025 - 15:07

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) participou nesta quarta-feira (13) de uma missa de ação de graças em Curitiba, em alusão aos seus 171 anos, completados no último domingo (10). A celebração da Santa Missa foi realizada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, presidida pelo arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, e reuniu autoridades militares e civis, além de oficiais e praças da corporação e comunidade em geral.

Entre os presentes estavam o Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva; o Subcomandante-Geral, coronel Paulo Henrique Semmer e o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Paulo Roberto Lima. Também participaram da celebração o padre Anderson Rosa, capelão da PMPR, e o diácono Rosalvo Jorge.

Na função de comentarista da celebração esteve o Comandante do Comando de Missões Especiais (CME) da PMPR, coronel Renato Aparecido Siloto. Durante sua fala, fez referência à Santa Dulce dos Pobres, que tem como data de sua vida e memória o dia 13 de agosto. "Assim como ela se doou sem temor aos mais necessitados, lembremos da missão da Polícia Militar do Paraná: proteger, servir e promover a justiça com compaixão e integridade", afirmou.

Durante a missa, uma profunda emoção marcou a homenagem aos policiais que faleceram em serviço. Na presença do Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva e de familiares de policiais que perderam a vida em serviço, uma coroa de flores foi depositada aos pés da imagem de Cristo crucificado, representando um sinal de amor e entrega pelo próximo. O tradicional toque de silêncio, executado na corneta e todos os demais atos da celebração católica também foram marcados por grande emoção.

Ao fazer o uso da palavra, o Comandante-Geral da PMPR ressaltou a importância do encontro, destacando a fé e a espiritualidade como pilares para a vida e o trabalho diário dos policiais. "A fé vivida com liberdade e respeito nos ajuda a permanecer íntegros quando as provações se apresentam, a agir com coragem diante do perigo e a conservar a humildade quando o dever é cumprido com sucesso. Que São Miguel Arcanjo, símbolo da defesa e proteção contra as adversidades, nos defenda no combate e que Deus abençoe a Polícia Militar do Paraná, suas famílias e todo o povo deste estado", declarou.

O arcebispo da Arquidiocese de Curitiba destacou a humanidade e a dedicação dos policiais que servem à comunidade. "Eles são humanos, oferecem conforto a quem se aproxima com solidariedade e agem com delicadeza, nobreza e respeito". Ao final da celebração, o público pôde conferir a exposição de viaturas em frente ao santuário, que demonstrou a trajetória histórica e a modernização tecnológica da corporação na garantia da segurança dos paranaenses.

GALERIA DE IMAGENS