Iniciativa de dupla de policiais militares atrai crianças em posto da PM no litoral 15/01/2022 - 18:16

Durante a temporada de verão, muitas famílias escolhem o Litoral do Paraná para aproveitar os períodos de descanso, seja do trabalho ou dos estudos. A época também coincide com as férias escolares e, ao passo em que o fluxo de veranistas aumenta, cresce também a preocupação da Polícia Militar com a segurança das crianças. Neste sentido, em um dos módulos da PM em Caiobá, a iniciativa de dois policiais atuantes no Verão Paraná Viva a Vida 2021/2022 está chamando atenção de quem passa pelo local.

 

Parceiros no posto, o Cabo Leandro Marcondes Teixeira e a Soldado Camila Boschini Ferreira queriam fazer algo a mais pela população. Foi assim que, além de entregar pulseirinhas de identificação aos pequenos, os militares estaduais resolveram distribuir doces, balões e um adesivo especial com a frase ‘Sou amigo da Polícia Militar’, como uma forma de aproximá-los da Polícia Militar e criar uma relação de amizade. Desde o início da ação, já foram entregues mais de 500 adesivos.

 

“A pulseirinha a criança usa na praia, que é uma iniciativa importante e tem o propósito de identificação e segurança, é para aquele momento; já o adesivo ela vai colar no caderno, na agenda, na cama, então ela vai passar o ano todo, ou até mais, olhando aquele adesivo escrito ‘Sou amigo da Polícia Militar’ e isso faz com que a criança se aproxime mais da nossa atividade”, explica o cabo Leandro.

 

Para o militar, a iniciativa com as crianças é um investimento que vale a pena para o futuro. “A gente trabalha com crianças, com escolas, e sabe que o nosso trabalho vai surtir efeito futuramente. Nosso serviço é para a população de bem, e quando a gente está trabalhando com as crianças, tratando bem, levando na viatura, ligando a sirene, dando balões, adesivos e doces, a gente está trabalhando para elas e para o futuro delas”, descreve o cabo.

 

Para ele, a criminalidade pode ser consequência de um trabalho que não foi feito no passado. “Então a gente faz um investimento naquilo que a gente tem de mais precioso, que são as crianças”, enfatiza. De acordo com a soldado Boschini, a ideia do adesivo foi para chamar a atenção da criança e porque elas podem colar num lugar onde gostam e sempre vão ver a mensagem sobre amizade.

 

“Às vezes, a criança fica com vergonha ou não quer chegar perto do policial, então o adesivo é uma iniciativa para a criança chegar mais perto da gente, sentirem-se mais acolhidas e amadas de uma maneira lúdica e simples. Então, buscamos chamar a atenção dela por meio do adesivo, do nosso acolhimento, alegria, e assim a criança conhece um pouco do nosso trabalho, que é para toda as idades”, explica Boschini.

 

APROVAÇÃO - O turista Volnei de Souza Lima, que veio de Santo Antônio da Platina-PR para passar uns dias com a família no Litoral, aprova a ação dos policiais. Para ele, este tipo de trabalho fortalece a relação das crianças com as forças de segurança. “Eu passei mais cedo e achei muito bacana a iniciativa. Esse adesivo, escrito ‘Amigos da Polícia’, eu acho legal e muito importante, porque nós crescemos com muitas filosofias erradas sobre a polícia e incentivos ruins de algumas pessoas, e a minha filha eu quero que cresça com esse sentimento de amizade e de estar protegida e não de ser inimiga”, diz Volnei. O turista estava no módulo com a filha Julia, de 7 anos. “Eu gostei muito, achei muito legal e bonito”, disse a menina.

 

Sobre as pulseirinhas de identificação, o curitibano Rodrigo Tavares, também de folga com a família no Litoral, falou sobre a importância da iniciativa, que permite ter um controle da situação. “É muito fácil a criança se perder, por ser muito amplo e ter muita gente. Então, para nós, é muito importante o trabalho da polícia e dos bombeiros, para não ter riscos e nenhum susto com eles”, conta. 

 

Rodrigo disse que a aproximação dos policias com as crianças por meio dessas ações com entrega de adesivos e balões agrega muito. Para ele, atitudes como essa fortalecem a confiança e a conexão entre eles e que “ser amigo da Polícia e poder contar com eles é o melhor sempre”, finalizou. 

 

Para Ana Carolina Arantes Canali, que veio para a praia com seu pai, marido e os filhos Pedro Henrique Canali, de 04 anos, e Luiz Felipe Canali, de 06 anos, o policiamento feito pela PM é excelente. “É um ótimo serviço que eles estão fazendo, os policiais são muito atenciosos, sempre colocamos as pulseirinhas, as crianças gostam muito, amaram o adesivo, é um projeto muito importante”, pontuou.

 

GALERIA DE IMAGENS