Governador entrega sete caminhões aos Bombeiros para combate a incêndios florestais 20/12/2022 - 17:28

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta terça-feira (20) ao Corpo de Bombeiros, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, sete caminhões especiais para combate a incêndios florestais. Os veículos foram adquiridos pelo Governo do Estado e Itaipu Binacional, totalizando um investimento de R$ 5,6 milhões.

“Esses equipamentos são fruto de uma parceria com a Itaipu e vão reforçar a estrutura do Corpo de Bombeiros do Paraná para agilizar o combate a incêndios florestais. Eles serão importantes para o atendimento aos municípios da região Oeste, já que muitos deles ficam próximos a áreas de conservação que podem ser atingidas por queimadas”, disse Ratinho Junior.

As viaturas foram projetadas pelo setor de logística do Corpo de Bombeiros do Paraná, baseado nas mais modernas tecnologias do mundo. O objetivo é evitar e combater incêndios em áreas de mata preservadas e sujeitas aos incêndios ambientais e florestais, principalmente no período compreendido entre julho e outubro, quando a incidência deste tipo de ocorrência aumenta.

O comandante do 9º Grupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Amarildo Ribeiro, destacou que os veículos também poderão ser usados eventualmente no combate a incêndios urbanos. “Eles vão reforçar bastante nossa atuação de combate a incêndios nas florestas e matas da região. São caminhões diferentes do que usamos no dia a dia, adaptados para atender ocorrências de incêndios florestais, mas que também atendem os incêndios urbanos”, disse.

Os caminhões entregues atenderão as necessidades das unidades do Corpo de Bombeiros em sete municípios lindeiros ao lago de Itaipu, sendo eles: Foz do Iguaçu, Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena e Guaíra.

Além deles, o Estado também entregou dois caminhões ao 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, em Curitiba, e o outro para Francisco Beltrão, no Sudoeste.

VEÍCULOS – Foram adquiridos modelos ABTF (Auto Bomba Tanque Florestal) e ATF (Auto Tanque Florestal). O primeiro é uma viatura 4x4, com reservatório de água com capacidade de 2 mil litros, mais 500 litros de reserva, utilizada para potencializar a atuação na preservação e no combate a incêndios florestais. O veículo é equipado com dispersores de calor que oferecem segurança na atuação em trabalhos florestais. A tração 4×4, facilita o deslocamento em terrenos com acesso mais restrito e hostil.

Já o modelo ATF tem tração 6x2, cabine simples, tanque de água com capacidade de 10 mil litros e bomba de incêndio tipo centrífuga, com vazão nominal mínima de 750 gpm (galões por minuto) a 10,5 kg/cm2, com acionamento por tomada de força, operado também em movimento. Esse tipo de viatura possibilita ações concernentes à proteção e segurança de biomas no território paranaense, superando terrenos de difícil acesso para VTRs comuns.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida; o diretor-geral brasileiro Itaipu Binacional, Anatalício Risden; o secretário de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiati; e o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slavieiro.

 

GALERIA DE IMAGENS