Formatura do XVII Curso de Controle de Distúrbios Civis (CCDC) 26/05/2022 - 18:34

Ocorreu nesta terça-feira (24/05), no Quartel do Comando-Geral da PMPR, a formatura de encerramento do XVII Curso de Controle de Distúrbios Civis 2022 (CCDC). Na oportunidade foi realizada homenagem a Policiais Militares.

O curso teve seu início em data de 04 de abril, contando com 25 alunos. O exercício final foi realizado no dia 24 de maio, perfazendo 51 longos dias de instruções diversas tais como: Doutrina de Emprego de CHOQUE, Técnicas e Tecnologias não-letais, Legislação aplicada ao emprego de CHOQUE, Armamento e Munição, Tiro Policial, dentre outras.

A partir de agora, a Polícia Militar do Paraná possui 14 novos Especialistas em Controle de Distúrbios Civis distribuídos em diversas Unidades Operacionais do Estado, tendo como objetivo a Formação de Operadores dos Pelotões de CHOQUE no 1º, 14º e 16º BPM, na Polícia Rodoviária Federal, no Exército Brasileiro e além de 06 policiais da Companhia de Polícia de CHOQUE do BPCHOQUE.

Ainda durante a cerimônia, a turma foi nomeada como “Turma 3º Sargento Ricieri Chagas” em homenagem ao 3º Sargento Ricieri, Policial Militar que era lotado no Pelotão de CHOQUE do 16º BPM, promovido pós-morte por ter sido morto em confronto no dia 17 de abril deste ano, durante um roubo a empresa de valores PROFORTE, na cidade de Guarapuava.

Durante a homenagem pelos feitos em vida do Sargento Ricieri, esteve presente sua esposa, srª Carla Fernanda Oliveira, acompanhada de seus familiares. Além de um buquê de flores que lhe foi entregue, houve a leitura de um texto alusivo ao militar.

Também foram homenageados Policiais Militares que ministraram instrução durante o curso, colaboradores que participaram da formação dos alunos e os militares atuantes na Cia RONE e na Agência Especializada de Inteligência (AESI) do BPCHOQUE, que em data de 19 de maio realizaram a prisão de dois indivíduos envolvidos em um roubo na Caixa Econômica Federal no município de Colombo, resultando na apreensão de três fuzis calibre 5.56mm, um revólver calibre .38, três coletes balísticos, celulares, um rádio comunicador, um veículo com alerta de furto/roubo, R$917,00 em espécie e 150 gramas de cocaína.

Estiveram presentes na formatura o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, o Subcomandante-Geral Coronel Carlos Eduardo Cidreira, o Chefe do Estado-Maior Coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, o Comandante da CPE Coronel Mario Henrique do Carmo, o Comandante do BOPE Major Sérgio Augusto Silva e demais oficiais e praças.

GALERIA DE IMAGENS