Forças de Segurança deflagram operação integrada preventiva contra o crime 11/01/2024 - 15:57

As forças de segurança da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná deflagram na manhã desta quinta-feira (11), a Operação Barreira, que é uma operação integrada que tem como objetivo realizar abordagens preventivas de fiscalizações de veículos e pessoas. De forma simultânea ocorreu também a Operação Netuno, com a integração de embarcações das polícias militar, civil e da Marinha do Brasil, no mesmo intuito de realizar abordagens policiais. Toda a ação reuniu mais de 50 policiais civis, militares e penais, além do apoio da Marinha do Brasil.

“Nosso propósito é realizar a apreensão de entorpecentes bem como cumprimentos de mandados de prisão e demais demandas administrativas. Nós fizemos dois pontos de barreira, uma na chegada de Pontal do Sul e outro no embarque da Ilha do Mel.
E com essa atuação integrada ao longo do verão, nós pretendemos proporcionar um ambiente seguro e agradável para as famílias que vêm até a Ilha do Mel.”, disse o subcomandante da 1ª CIA do Batalhão de Polícia Rodoviária da PMPR, 1º tenente Renan Ferreira.

Com o intuito de combater o tráfico de drogas e outros ilícitos correlatos, equipes táticas, cães e helicópteros, atuarão de forma integrada no reforço da segurança dos moradores e veranistas.

“Essas operações coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública, tem como objetivo tirar de circulações drogas, armas, pessoas foragidas e com pendências com a justiça. Então, as diligências nesta data ocorreram em vários locais simultaneamente. Além da viscalização em veículos, realizamos também a vistoria em embarcações”, explicou o coordenador operacional da Polícia Civil, Doutor Rodrigo Brown.

“A polícia penal do Paraná tem participado das operações integradas junto às outras forças de segurança pública do nosso estado, principalmente na fiscalização das pessoas que fazem uso de tornozeleira eletrônica. Neste período do ano existe um aumento no fluxo dessas pessoas que se deslocam aqui para o litoral, onde alguns não tem autorização para estarem aqui. Sendo assim, estão em descumprimento das medidas impostas pelo judiciário. Nós estamos aqui para fiscalizar e caso encontremos alguma pessoa nessa situação, ela é abordada e orientada a voltar para o local onde deve permanecer para cumprir as medidas impostas”, contou o gestor auxiliar da Polícia Penal, Marcos Soares.

As equipes se posicionaram de forma estratégica, de maneira a ordenar o fluxo de veículos pela principal avenida de Pontal Do Sul, a fim de que cada um passasse pelo ponto de bloqueio e fosse visualizado pelos policiais. As ações de segurança, por meio de operações, sobretudo durante o verão, serão mantidas de forma intensificada até o final da temporada.

"A operação conjunta dos órgãos de segurança permite uma fiscalização em que os diversos órgãos envolvidos se complementam, garantindo maior segurança para a sociedade. A operação apresenta uma ótima oportunidade de demonstração da capacidade de integração dos diversos órgãos no litoral do Paraná", contou o capitão dos Portos do Paraná, Anderson Brito de Melo.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br

www.verao.pr.gov.br.