Estado lança atividades do Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022 na Costa Noroeste 10/12/2021 - 12:59

O Governo do Paraná lançou, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, o circuito Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022 para a Costa Noroeste do Estado. As ações previstas para a temporada de verão visam reforçar a atuação dos órgãos públicos para atender as demandas do cidadão, além de oferecer segurança e tranquilidade para os momentos de lazer nas praias de água doce.

Em mais um ano, o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, assume o papel de coordenador do Verão Paraná, intermediando e coordenando as ações do governo com todas as secretarias e instituições vinculadas, previstas no plano estratégico desenvolvido ao longo dos últimos meses.

“Temos notado a evolução econômica e turística na região das prainhas de água doce da Costa Noroeste e, por isso, elas receberão uma atenção maior durante a temporada de verão. O atendimento ágil e eficiente ao cidadão sempre será nosso foco, e conto com a participação de todos para que haja uma harmonia e integração entre o Estado e o município para que tudo corra bem nesta temporada”, disse o secretário. “A segurança do cidadão será o nosso foco”.

O prefeito de Porto Rico, Álvaro de Freitas Netto (Arapongas), afirmou que mesmo com a previsão de dobrar a movimentação de turistas que pretendem passar por Porto Rico nesta temporada de verão, a operação será um sucesso. “De um ano pra cá, nossa integração com o Estado, em especial com a Segurança Pública, melhorou muito. Temos nos comunicado e compartilhado boas práticas que agora, em um momento crítico de movimentação na região Noroeste, apresenta seus frutos”, afirmou.

Por parte da Segurança Pública, o reforço na região das prainhas será mantido desde esta quinta-feira (9) até a semana posterior ao Carnaval. No período, profissionais das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros reforçarão suas atividades diárias de patrulhamento ostensivo, investigação, fiscalização e proteção ao cidadão.

A integração das polícias com as demais secretarias e instituições permitirá uma otimização dos trabalhos desenvolvidos em prol da segurança e do lazer do cidadão. Áreas como Saúde e Esporte, por exemplo, estarão conectadas com as ações de fiscalização coordenadas pela Segurança Pública para o combate à pandemia.

Da mesma forma, a integração das forças policiais estaduais e federais com os órgãos que cuidam das rodovias será importante para que a ordem seja mantida nas BRs e PRs que cortam o Estado, especialmente no Anel de Integração, com o fim dos pedágios.

O planejamento das polícias Militar, Civil e Científica inclui um reforço no efetivo de profissionais em todas as praias (Interior ou Litoral) para aumentar a presença ostensiva, com estruturação também da Polícia Judiciária nas delegacias. O Departamento de Polícia Penal, por sua vez, terá equipes para fazer o monitoramento de pessoas que possuam tornozeleira eletrônica e adotará gestões para evitar lotação de cadeias em todo o Estado, porém com foco nas regiões Noroeste e Leste, onde há uma maior movimentação de pessoas por conta da temporada.

“Conforme o planejado, destacamos recursos materiais e humanos para reforçar o atendimento ao cidadão na região das praias de água doce. O nosso trabalho na Costa Noroeste será sustentado por dois eixos principais: apoio no policiamento de trânsito e  patrulhamento cotidiano, base para a efetiva sensação de segurança do turista e do morador”, explicou o comandante do 3° Comando Regional de Polícia Militar, coronel Carlos Alberto.

PREVENÇÃO – As praias de água doce contarão com guarda-vidas civis e militares do Corpo de Bombeiros, com foco no trabalho de prevenção a afogamentos e resposta rápida em casos de busca e resgate, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio.

“Na Costa Noroeste, a ação dos bombeiros será semelhante ao Litoral. Muito do trabalho que realizaremos durante a temporada já acontece no dia a dia, o que mudará é a intensidade do reforço, com mais efetivo aplicado nestas atividades vitais”, afirmou o chefe de Estado-Maior do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar, major Rodrigo Massayuki Nakamura.

A atuação da Polícia Civil, de acordo com o delegado-chefe da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), Luiz Carlos de Oliveira, se dará de forma semelhante aos anos anteriores, porém com ainda mais organização e integração.

“Seguindo o planejamento do governador e da Secretaria da Segurança Pública, o maior reforço da Polícia Civil nas regiões de praia de água doce será para atender a população em nossa delegacia móvel, confeccionar termos circunstanciados e atuar nas atividades rotineiras de polícia judiciária”, disse.

ESPORTE – O chefe do Escritório Regional da Superintendência do Esporte, Jorge Casagrande, disse que a partir do dia 27 de dezembro o órgão iniciará a efetiva atuação nas prainhas de água doce. “Mas já posso adiantar que temos diversas atividades recreativas previstas para os próximos meses que muito valorizarão a região Noroeste do Estado. Apesar de trabalharmos com atividades coletivas de interação, nosso cuidado com as medidas sanitárias de prevenção à Covid19 continuam prioritários. Portanto, se o cidadão pretende se divertir que seja com segurança e cuidado” disse.