Estado apresenta a prefeitos dos Campos Gerais projetos na área de segurança pública 26/01/2022 - 19:13

Segurança pública foi o tema principal da primeira reunião de trabalho de 2022 da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), nesta quarta-feira (26), em Piraí do Sul. O secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, esteve no encontro para apresentar aos perfeitos, vice-prefeitos e demais convidados as obras e aquisições feitas pelo Governo do Estado para melhorar a estrutura das instituições vinculadas e o serviço oferecido ao cidadão paranaense.

"Foi uma reunião de trabalho em que apresentamos uma prestação de contas de tudo o que temos feito na Secretaria. Nossa gestão é pautada em planejamento estratégico e parcerias para obter recursos, o que tem elevado cada vez mais a credibilidade de nossas ações", disse o secretário.

Os prefeitos, vice-prefeitos e demais autoridades dos 19 municípios dos Campos Gerais acompanharam um panorama de investimentos, aquisições e tratativas em andamento. Dentre as obras já concluídas, foi citado o novo quartel do Corpo de Bombeiros de Jaguaraiaíva. O investimento foi de R$ 1.242.594,73 e o local já está em funcionamento. As obras da Cadeia Pública de Ponta Grossa também foram destaque. Elas seguem para a reta de finalização, com 85% concluídas. O local vai disponibilizar 752 novas vagas para o sistema prisional.

Em 2021 a região recebeu, ainda, novas viaturas, adquiridas por meio de emendas parlamentares federais e estaduais. Caminhonetes e motocicletas BMW totalmente equipadas foram entregues à Polícia Militar para fortalecer o policiamento preventivo. Além disso, foram entregues recentemente mais de 18 mil novas pistolas 9mm da marca Beretta às polícias Militar e Civil. A Delegacia Cidadã de Ponta Grossa, outro tema do encontro, se encontra na fase de estudo de viabilidade e elaboração do termo de referência.

O presidente da AMCG, Moacyr Fadel, pontuou que tratar de segurança pública é essencial para a qualidade de vida de todos os cidadãos dos Campos Gerais. “Contamos com o Governo do Estado e com a Secretaria da Segurança Pública para que nossas cidades tenham mais tranquilidade”, afirmou.

Anfitrião da reunião, o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, agradeceu a oportunidade de expor as necessidades locais. “Esperamos que com esse encontro possamos levar ao Estado quais são as nossas demandas e anseios, e estamos abertos para trabalhar em parceria pelos nossos municípios", disse o prefeito.

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL – Um dos pontos tratados na reunião foi a preocupação da Secretaria com os profissionais da Segurança Pública. Desde o fim de 2020, o Programa de Atenção Psicossocial Prumos disponibiliza psicólogos e assistentes sociais em todo o Estado para prestar atendimento gratuito de saúde mental e melhorar a qualidade de vida dos servidores e seus dependentes.

Além disso, o secretário lembrou que Estado instituiu para as carreiras dos policiais militares, civis e penais, bombeiros e peritos a Escala Extrajornada Voluntária.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o major Moreira Só, representando o comando do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM); o delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial, Nagib Nassif Palma; o coordenador regional de Polícia Penal de Ponta Grossa, Bruno José Propst; o vice-prefeito de Arapoti, Jean Roelef; a prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso; o prefeito de Castro, Moacyr Fadel; a vice-prefeita de Ipiranga, Ivonete Costa; o vice-prefeito de Jaguariaíva, Adilson Passos Félix; o vice-prefeito de Ortigueira, Gilson Vinutti; o prefeito de Palmeira, Sergio Luis; o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro; o vice-prefeito de Ponta Grossa, Capitão Saulo; a vice-prefeita de Reserva, Ana Maria Pachalki; o assessor de gabinete de São João do Triunfo, Acir Wagner; o prefeito de Sengés, Nelson Pezinho; o prefeito de Telêmaco Borba, Marcio Artur de Matos; o prefeito de Tibagi, Artur Ricardo Nolte; o chefe do Núcleo de Engenharia e Arquitetura da Sesp, tenente-coronel Ivan Fernandes; e a chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão de Projetos (APEP) e coordenadora do Programa Prumos, Patrícia Mânica.