Em ações distintas, PMPR apreende cerca de 343 quilos de maconha na região Fronteira 09/10/2025 - 10:37

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em ações conjuntas com a Polícia Federal, Polícia Civil do Paraná (PCPR) e Marinha do Brasil, realizou duas apreensões de drogas no Rio Paraná que totalizaram 342,8 quilos. As operações ocorreram entre quarta-feira (8) e quinta-feira (9), no âmbito da Operação Protetor de Fronteira e Divisas.

Na quarta-feira (8), as forças de segurança visualizaram uma embarcação transportando volumes do Paraguai em direção ao Brasil, na região conhecida como Porto do Dentão. Após a aproximação e buscas no local, foram encontrados dois volumes de maconha do tipo capulho em situação de abandono, totalizando 55,3 kg. Nenhum responsável foi encontrado. O prejuízo estimado desta primeira ação foi de R$ 221,2 mil reais. 

Já nesta quinta-feira (9), uma nova ação conjunta resultou em outra grande apreensão no Bairro Jupira. As equipes visualizaram uma embarcação se deslocando em direção à margem brasileira. Ao se aproximarem, o piloto do barco abandonou o veículo e fugiu pela mata. Na vistoria, foi constatado que a embarcação transportava oito volumes de maconha prensada, que totalizaram 287,5 kg. 

Uma embarcação equipada com motor Mercury 15 HP também foi apreendida. A apreensão causou um prejuízo de R$ 593,2 mil reais. 

Todo o material apreendido nas duas ocorrências foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu para os trâmites legais cabíveis.

OPERAÇÃO PROTETOR – Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Protetor das Divisas e Fronteira está inserida no Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas (ENFOC) e tem o objetivo de desarticular grupos criminosos e reduzir a circulação de drogas, principalmente em rota de contrabando de mercadorias ilícitas nas regiões de fronteiras.

GALERIA DE IMAGENS