Em Cascavel, pessoas privadas de liberdade se formam em cursos profissionalizantes 23/01/2023 - 18:00

O Complexo Social da Polícia Penal em Cascavel, no Oeste do Paraná, realizou a cerimônia de formatura de 10 pessoas privadas de liberdade nos cursos de capacitação profissional de gestão de empresas, construção civil e mídias sociais. A solenidade foi sexta-feira (20). Os formandos são beneficiários do uso da tornozeleira e também egressos do sistema prisional.

Os cursos, com duração de 240 horas, foram ofertados por uma parceria entre a Polícia Penal do Paraná, o Grupo Universal nos Presídios (UNP) e a instituição de ensino superior Faculdade Fanduca, plataforma digital educacional que oferta ensino a distância. A atividade educacional dentro das unidades prisionais no Paraná está prevista na Lei de Execução Penal (LEP) e garante ao custodiado remição da pena.

As aulas foram ministradas no modelo de Educação a Distância por professores disponibilizados pela Fanduca. Para aqueles que não tinham acesso a computador com conexão à internet, as aulas aconteceram na unidade prisional em salas adequadas para o estudo, chamadas de telecentros.

OPORTUNIDADE - O diretor do Tratamento Penal do Complexo Social, Blacito Sampaio, comentou sobre o impacto que a educação tem na vida do apenado após cumprimento de pena. “O papel da Polícia Penal é garantir que o custodiado retorne para a sociedade como um indivíduo qualificado, com meios de se manter financeiramente e de prover a sua família. A capacitação profissional dá ao apenado a oportunidade de recomeçar sua a vida”, disse.

A pedagoga do Setor Pedagógico do Complexo Social de Cascavel, Elisane Freitas Meneses, destacou o papel da Polícia Penal na ressocialização das pessoas privadas de liberdade. “É necessário trabalharmos em conjunto: a Polícia Penal, a sociedade em geral e os familiares dos apenados para que, de fato, obtenham a ressocialização. A educação é um direito de todos e um dever do Estado. O trabalho da Polícia Penal é levar essa oportunidade a todas as pessoas privadas de liberdade que desejam mudar suas vidas”, destacou.

FORMATURA – Os apenados que participaram da colação de grau, usaram trajes tradicionais para cerimônia e receberam os certificados das mãos das autoridades presentes no evento. Seus familiares puderam acompanhar a formatura. A cerimônia contou com a presença do diretor interino do Complexo Social de Cascavel, Douglas Brusadin; do chefe da divisão do Tratamento Penal, Ari Batista da Silva; da representante do Conselho da Comunidade, Pâmela Pfeffer; do representante do Escritório Social de Cascavel e policial penal Marco Aurélio; do representante do coordenador regional da Polícia Penal, Evaldo Roberto; do representante da Igreja Universal, Pastor João Batista, e familiares dos formandos.