Denúncias anônimas via 181 levam à prisão dois suspeitos de desmatamento 24/10/2022 - 16:10

Denúncias via Disque-Denúncia 181 registraram a ocorrência de crimes ambientais nos municípios de Campo do Tenente (Sul), e Enéas Marques (Sudoeste). As queixas resultaram em uma operação deflagrada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), que prendeu dois proprietários de terra suspeitos de desmatar áreas de preservação ambiental.

Devido à destruição da mata nativa, eles receberam quatro Autos de Infração Ambiental (AIA), totalizando o valor de R$ 75 mil. Após a verificação pelo BPAmb, os dois envolvidos nos crimes ambientais foram conduzidos para delegacia para serem aplicadas as medidas criminais e administrativas.

Segundo informações do BPAmb, em Campo do Tenente foi localizada a maior área desmatada, cerca de 62.600 m2 de terra, que serviam para ampliação de área de plantio e para instalação de tanques de criação de peixes. As atividades não tinham autorização do órgão ambiental e, por isso, o proprietário foi identificado e autuado em R$ 57 mil.

No município de Enéas Marques, foram localizados 15.800 m2 de área de preservação degradada. O suspeito foi identificado no local e autuado em R$ 18 mil pelos danos ambientais causados.

Todas as áreas desmatadas foram embargadas para a posterior recuperação. Os suspeitos foram autuados e deverão pagar multas.

OPERAÇÕES - Diversas operações ainda ocorrem neste mês de outubro sob comando do Batalhão de Polícia Ambiental em integração com o Disque-Denúncia 181. O objetivo destas ações é realizar ciclos de fiscalização de maneira constante em diferentes regiões do Estado, a fim de coibir crimes ambientais. Cabe ressaltar a importância da participação do cidadão por meio das denúncias ao 181 que levam às fiscalizações ambientais.

COMO DENUNCIAR - O contato com as forças policiais pode ser feito via telefone, discando 181. A ligação é gratuita. Também é possível registrar a denúncia pela da internet, onde deve ser preenchido um formulário com as informações sobre o crime. Tanto pelo telefone quanto pela internet, é possível manter o anonimato.