Corpo de Bombeiros usa drones e cães em buscas por idoso desaparecido em Cianorte 20/02/2026 - 14:51
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) utilizou um drone com câmera térmica e cães de busca para localizar um homem de 78 anos que desapareceu em uma área rural de Cianorte, no Noroeste do Estado, nesta quinta-feira (19). O desaparecimento foi comunicado por familiares e as equipes mantiveram as buscas durante toda a noite. O idoso foi encontrado na manhã desta sexta-feira (20).
O homem, que tem Alzheimer e diabetes, saiu de casa pela manhã e foi visto pela última vez em uma estrada rural nas proximidades da capela mortuária do distrito de Vidigal.
As equipes foram acionadas no período da noite e iniciaram os trabalhos na residência da família, onde os cães fizeram o reconhecimento de odores e as equipes fizeram a coleta de informações para direcionar as buscas.
Com o avanço da operação, os bombeiros empregaram drone com câmera térmica para ampliar a varredura da área. As buscas seguiram até esta manhã, quando a corporação recebeu a informação de que o idoso havia sido localizado por populares na Estrada Comissão, que liga o distrito ao município de Jussara, vizinho a Cianorte.
O homem foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cianorte. Ele não apresentava lesões.
SEGUNDO CASO – Há algumas semanas, o uso de um drone de alta tecnologia, equipado com câmera termal, alto-falante e holofotes também foi decisivo para que o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) localizasse e resgatasse rapidamente um homem perdido em uma área de mata entre os municípios de Altônia e São Jorge do Patrocínio, no Noroeste do Estado.
NOVOS DRONES PARA AS FORÇAS DE SEGURANÇA – O Governo do Estado entregou no começo do mês 243 drones às forças de segurança do Paraná. Os equipamentos estão sendo utilizados pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp), pelo Corpo de Bombeiros (CBMPR) e as polícias Civil (PCPR), Militar (PMPR), Científica (PCIPR) e Penal (PPPR).
Esta foi a maior entrega de drones feita de uma só vez no Brasil. Com o novo lote, as forças de segurança do Paraná passam a contar com 298 equipamentos em operação.






