Corpo de Bombeiros Militar do Paraná recebe homenagem da Assembleia Legislativa pelos 113 anos de atuação 28/10/2025 - 16:44
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) foi homenageado nesta segunda-feira (27) pela Assembleia Legislativa do Estado, em Sessão Solene que celebrou os 113 anos de fundação da corporação. A cerimônia, realizada no Plenário da Casa de Leis, reconheceu a trajetória de dedicação, coragem e serviço prestado pelos bombeiros à população paranaense desde 1912.
Durante o evento, o líder do Governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri — proponente da solenidade — destacou o papel essencial desempenhado pelo CBMPR na proteção da vida e no amparo à sociedade. “O Corpo de Bombeiros do Paraná é uma instituição que, há 113 anos, renasce todos os dias a cada vida que é salva. Os homens e mulheres da corporação carregam a missão e a vocação de servir à comunidade, enfrentando riscos reais para proteger os paranaenses. Portanto, esta sessão solene é uma pequena forma de homenageá-los”, afirmou o parlamentar.
Bakri reforçou ainda o compromisso do Legislativo em apoiar a corporação por meio de ações concretas de valorização profissional, melhoria das condições de trabalho, modernização de equipamentos e ampliação do efetivo. “Muitas vezes sentimos internamente admiração e emoção ao ver a dedicação dessa corporação, mas é fundamental externar esse agradecimento. Acompanhar inúmeros casos comprova o heroísmo e o empenho com que esses profissionais atendem à população”, completou.
A deputada secretária Marcia Huçulak (PSD) também ressaltou a importância do Corpo de Bombeiros para a segurança e o bem-estar da população. “Nosso Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais reconhecidas pelos paranaenses. Desenvolve um trabalho essencial de proteção à vida, estando sempre alerta em qualquer situação, não apenas em incêndios, mas em diversas ocorrências”, afirmou.
A parlamentar relembrou ainda a parceria histórica entre a corporação e a área da saúde, citando a criação do Sistema Integrado de Atenção ao Trauma e Emergência (Siate), que inspirou o Samu. “Os bombeiros continuam desempenhando papel fundamental no atendimento a vítimas de acidentes e grandes catástrofes. Por isso, é mais do que justo que a Assembleia Legislativa preste homenagem a esses profissionais da vida”, acrescentou.
RECONHECIMENTO INSTITUCIONAL - Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, a homenagem representa o reconhecimento de toda a sociedade paranaense ao trabalho dos mais de 3 mil homens e mulheres que compõem a corporação. “Neste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná completa 113 anos de existência. Começamos com cerca de 100 bombeiros e hoje somos aproximadamente 3.200 profissionais atuando em todo o estado. Pessoas que rotineiramente colocam suas vidas em risco em benefício de pessoas que muitos de nós nem conhecemos”, destacou o comandante.
“Essa honraria prestada aqui hoje é o reconhecimento da disposição dos bombeiros em colocar suas vidas, seu trabalho e suas famílias em prol do próximo, em prol de todos os paranaenses”, completou.
A confiança da população na instituição foi confirmada por levantamento recente do Índice de Confiança Social (ICS), realizado pelo Instituto Ipsos/Ipec desde 2009. O estudo mostra que o Corpo de Bombeiros é a instituição em que os brasileiros mais confiam, liderando o ranking em todos os anos pesquisados. Em 2025, o CBMPR somou 85 pontos, à frente de igrejas (67) e escolas públicas (66).
PARTICIPAÇÕES - Participaram da cerimônia o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto; o coordenador executivo da Defesa Civil, coronel Ivan Ricardo Fernandes; o diretor de Mercado e Novos Negócios da Invest Paraná, Vinícius Rocha; o chefe de gabinete da presidência da Sanepar, Fabrício Castilho Haesbaert; o tenente-coronel Stefano Roberto Janata, representando o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva; e o diretor-geral da Sesp, coronel Adilson Luiz Lucas Prusse, representando o secretário estadual da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, além de demais lideranças e bombeiros militares.
A solenidade contou ainda com a execução do Hino Nacional Brasileiro e da Canção Soldado de Fogo, interpretados pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros, sob regência do 1º sargento Eduardo Armstrong Domingues. O evento marcou o encerramento da programação de atividades do CBMPR em outubro, mês em que a corporação celebrou seu aniversário de 113 anos.












