Comitiva do Corpo de Bombeiros do Paraná realiza visita técnica a fábricas na Alemanha e Áustria 11/11/2025 - 17:07

Uma comitiva do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), liderada pelo comandante-geral, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, esteve na Europa na última semana em uma série de visitas técnicas a fábricas especializadas na produção de equipamentos e viaturas para uso operacional de bombeiros. A programação, realizada ao longo de cinco dias, incluiu visitas às empresas Magirus e Bauer Kompressoren, na Alemanha, e Weber Hydraulik, na Áustria, além de uma visita institucional ao Corpo de Bombeiros da cidade de Ulm, no sul da Alemanha.

O grupo foi composto ainda pelo major Fernando Tratch e pelo major Mikeil Petrus Abi-Abib, ambos da Câmara Técnica de Combate a Incêndio e Resgate; pelo capitão Bruno Celso Esmanhotto, da Diretoria de Logística e Finanças; pela capitã Cassandra Coninck Costa, assessora do comandante-geral; e pela 1ª tenente Renata Zanetti do Nascimento, também da Câmara Técnica de Combate a Incêndio e Resgate.

O objetivo da viagem foi conhecer as instalações industriais, processos de fabricação, tecnologias empregadas e padrões de qualidade adotados por fabricantes de referência mundial no setor. A comitiva também buscou compreender de forma detalhada as etapas que envolvem o desenvolvimento de equipamentos de combate a incêndio — desde a concepção e montagem até os procedimentos de controle e certificação de qualidade.

Durante a visita ao Corpo de Bombeiros de Ulm, os integrantes do CBMPR acompanharam de perto a rotina operacional das equipes locais e observaram boas práticas relacionadas à manutenção de equipamentos, à gestão de quartéis e à preservação da saúde dos bombeiros. Houve ainda troca de informações sobre procedimentos operacionais e estratégias de resposta a emergências, em um ambiente de cooperação e aprendizado mútuo.

“A viagem nos proporcionou conhecimento sobre a excelência dos veículos e equipamentos apresentados, permitindo observar o empenho na busca pela qualidade dos materiais utilizados no atendimento às ocorrências. Além disso, adquirimos ideias que podem ser implementadas para aprimorar ainda mais as condições de trabalho do nosso efetivo”, avaliou o coronel Antonio Geraldo Hiller Lino.

De acordo com o comandante a participação do CBMPR nessa missão reforça o compromisso da corporação em buscar constantemente inovação, qualidade e segurança para suas operações, mantendo-se atualizada e conectada às tecnologias mais modernas disponíveis no cenário internacional.

GALERIA DE IMAGENS