Comando Regional da PM na Capital completa 10 anos de criação 01/10/2020 - 18:11
O 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), responsável pela coordenação de seis unidades operacionais em Curitiba, comemora nesta quinta-feira (1º/10) 10 anos de criação. O planejamento e as ações integradas fortaleceram a produção dos policiais militares nas ruas, com apreensões e prisões diariamente. Neste ano, de janeiro até setembro, 707 armas foram apreendidas e 5,7 mil pessoas encaminhadas.
Criado por meio do decreto estadual nº 8475 em 1º de outubro 2010, o 1º CRPM é composto pelo 12º, 13º, 20º e 23º Batalhões, além de unidades especializadas do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Regimento de Polícia Montada (RPMon).
Neste ano, os policiais militares do 1º CRPM recuperaram 1.616 veículos em Curitiba, uma média de cinco recuperações por dia. Nos últimos nove meses, mesmo com as adversidades impostas pela pandemia do coronavírus, 27 operações foram deflagradas, algumas com apoio de outras forças de segurança pública, além de duas grandes operações de inteligência com cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão, principalmente contra grupos envolvidos com tráfico de drogas.
A distribuição do efetivo dos batalhões da PM é feito conforme a análise criteriosa do setor de planejamento do CRPM. Desde o radiopatrulhamento nas ruas dos bairros mais distantes da cidade, até o acompanhamento de grandes eventos, jogos de futebol e atos públicos, o 1º CRPM desenvolveu esquemas de policiamento que combinam inteligência e estratégia para otimizar o efetivo e os equipamentos nas ações preventivas.
Desde 2019, o 1º CRPM está com o Esquadrão de Eventos em operação, prestando apoio às unidades de área em ações preventivas como patrulhamento, pontos base e outros trabalhos. As equipes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) das unidades operacionais trabalharam com escala diferenciada, atuando juntas em toda a Capital, para reforçar a presença da Polícia Militar.