Comando Regional da PM de Londrina e Bombeiros recebem comitiva do Secretário da Segurança Pública 27/04/2021 - 14:53

O desempenho das unidades operacionais no combate à criminalidade e o apoio ao atendimento psicossocial do programa PRUMOS na região de Londrina foram elogiados pelo secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, durante a visita ao 2º Comando Regional de Polícia Militar (2º CRPM) nesta terça-feira (27/04). O objetivo da reunião foi discutir ações e operações de segurança pública na região, com apoio da Polícia Militar, bem como melhorias e valorização na região.

O secretário foi recepcionado pelo subcomandante do 2º CRPM, tenente-coronel Lenio Edison Westley Junior, e esteve acompanhado pelo chefe de engenharia da Sesp, major Ivan Fernandes, e pela chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos da Sesp, Patrícia Manica, que também é coordenadora estadual do programa PRUMOS, e fez uma explicação breve do projeto e seus resultados na região.

Também participaram do encontro o Comandante do 2º Comando Regional de Bombeiros, tenente-coronel Adriano Barbosa, o Comandante do 5º Batalhão, tenente-coronel Nelson Villa Junior, o Comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Wilson Oliveira Paulino, o comandante do 11º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Fábio Roberto de Azevedo Thereza, o comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Marcos Tordoro e o chefe do setor de Planejamento do 2º CRPM, major Ricardo Eguedis.

O encontro do secretário Marinho com oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que são gestores administrativos e operacionais das unidades que atendem todo o Norte e Norte Pioneiro do estado foi para verificar como está o andamento dos trabalhos voltados à prevenção de crimes e a integração com outras forças policiais. O tenente-coronel Lenio falou sobre como tem sido o planejamento dos efetivos da PM na região, pontuando as operações preventivas, como a operação Tático Móvel, entre outras, e também colocou-se à disposição para operações integradas.

“Vemos aqui uma grande integração da Polícia Militar, estamos numa sinergia grande, o que tem dado resultados expressivos para a população, com mais segurança e tranquilidade aos moradores. Estamos trabalhando com projetos de infraestrutura e de aquisição de equipamentos e viaturas para potencializar ainda mais o que tem sido feito pela PM no estado, assim como aqui na região de Londrina”, disse o secretário.

O tenente-coronel Lenio aprovou a oportunidade, e juntamente com major Eguedis, entregou ao secretário um resumo da produção operacional regional, bem como dados que mostram redução de diversas modalidades de crime na região, como furto e roubo. As estatísticas são referentes ao comparativo entre o primeiro trimestre de 2020 com o de 2021 e servem para embasar operações policiais e aplicação de policiamento adequadamente.

Outro ponto elogiado pelo secretário foi a atenção que as unidades da PM tem dado ao programa de atenção psicossocial PRUMOS. Patrícia Manica comentou sobre o sucesso do programa na região, que tem se tornado uma referência para todo o estado. “Agradecemos todo o esforço e apoio deste Comando Regional para que o trabalho dê certo, aqui realmente o pessoal abraçou a causa em prol de nossos integrantes da segurança pública”, disse.

O tenente-coronel Adriano elogiou a efetividade do PRUMOS citando o exemplo de um integrante do grupamento que foi acolhido pelos profissionais de saúde mental do programa. “Quero aqui dar um testemunho de como o programa tem sido positivo. A família deste militar estadual, que está precisando de atendimento, já recebeu um contato das equipes do Prumos e está recebendo apoio”, disse.

CORPO DE BOMBEIROS – A comitiva da Secretaria da Segurança Pública também esteve na sede do 3º Grupamento de Bombeiros. O secretário Marinho foi recepcionado pelo Comandante do 2º Comando Regional de Bombeiros, tenente-coronel Adriano Barbosa, pelo comandante do 3º GB, tenente-coronel Wilson Oliveira Paulino, acompanhado pelo subcomandante, major Clodomir João Marafigo Junior, e durante a reunião foram discutidos questões pertinentes aos bombeiros.

A comitiva da Secretaria da Segurança Pública deve ainda cumprir agenda com as outras forças de segurança da região para reforçar a parceria com a Pasta. “Temos feito um grande trabalho na Secretaria para angariar recursos e materiais que subsidiem nossos profissionais. Sabemos que eles são essenciais para o pleno desenvolvimento dos projetos e por isso não medimos esforços em buscar sempre a melhor qualidade tanto na infraestrutura quanto na modernidade de equipamento e armamentos”, afirmou.