Com nova sede, 7º Grupamento dos Bombeiros vai atender Colombo e cinco municípios 19/01/2022 - 17:36

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (19), no Palácio Iguaçu, a ordem de serviço para a construção da nova sede do 7º Grupamento de Bombeiros (7° GB), localizado em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. A unidade, que está sendo instalada no bairro São Dimas, vai atender outros cinco municípios – Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Tunas do Paraná e Adrianópolis – que, juntos, têm uma população estimada de 350 mil habitantes. O Secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, e o Comandante do Corpo de Bombeiros, Manoel Vasco de Figueiredo Junior, estiveram presentes na assinatura.

O investimento do Governo do Estado é de R$ 5,5 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Colombo e as cidades próximas estão crescendo e se desenvolvendo, e nós temos que fazer de tudo para acompanhar as demandas da população”, afirmou o governador. “Com esta sede nova e moderna, o Corpo de Bombeiros terá mais capacidade e agilidade para atender as emergências nessas cidades. Todo mundo conhece o trabalho sério feito pela corporação”.

ESTRUTURA E PESSOAL – Com uma área de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados, o imóvel vai contar com salas para os setores administrativos e operacionais, atendimento ao cidadão, torre de salvamento, academia de musculação e quadra poliesportiva para as atividades físicas. O prazo de conclusão da obra é de 540 dias, cerca de um ano e meio.

Segundo o secretário Marinho, a unidade também ganhará reforço no efetivo, com a contratação de novos profissionais que serão contratados pelo concurso público da Polícia Militar, que está em andamento.

“Vamos colocar um efetivo grande, fruto do concurso que iniciou no ano passado e será consolidado no ano que vem. O Corpo de Bombeiros chega em um momento importante para atender a área Norte da Região Metropolitana, que ficou muito tempo sem a presença diuturna do Corpo de Bombeiros”, enfatizou o secretário.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Vasco, explicou que a sede do 7º Grupamento está localizada em Curitiba, mas com a conclusão da obra será transferida para Colombo, em um espaço mais moderno e que tornará mais ágil o atendimento da região.

“Vamos ampliar o nosso atendimento não apenas no combate a incêndios e nas operações de busca e salvamento, mas também com nossas ambulâncias do Siate”, afirmou.

“A região é bastante populosa, por isso haverá o aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros tanto no número de viaturas, como também de pessoal, para que possamos garantir o atendimento de milhares de pessoas”, ressaltou o coronel Vasco. “Com o grupamento, teremos a presença do Estado-maior do Corpo de Bombeiros, com o trabalho de oficiais e praças. Isso aumenta o número de serviços prestados à comunidade”.

O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, ressaltou que a nova estrutura do grupamento será essencial para reforçar as ações nas cidades da área Norte da Região Metropolitana.

“Destacamos o Governo do Estado pelo investimento e pelo cuidado com a segurança e a proteção da nossa população que é feita tão bem pelos bombeiros”, disse. “O número de profissionais que temos hoje na cidade será mais do que triplicado, beneficiando diretamente Colombo e os outros cinco municípios do entorno. É um avanço para toda a Região Metropolitana”.

PRESENÇAS – Também acompanharam a solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o deputado federal Luizão Goulart; e o vice-prefeito de Colombo, Alcione Luiz Giaretton.