Cerimônia marca troca de comando no 32° BPM de Sarandi 07/11/2024 - 17:40

O 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM) realizou em Sarandi, na manhã desta quinta-feira (07), a passagem de comando do tenente-coronel Roberto de França, para o major Carlos Cesar de Souza Peres, que assumiu o cargo após deixar o comando da Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (CIROCAM), em Curitiba.
Além da troca de comando, a solenidade também foi marcada pela despedida do tenente-coronel Roberto de França, que após 35 anos de serviços prestados à PMPR, passará para a reserva remunerada. Durante sua carreira que se iniciou como praça da PMPR e posteriormente com sua entrada no oficialato chegando ao posto de tenente-coronel, desempenhou diversas funções de destaque e contribuiu significativamente para o fortalecimento da segurança pública no estado.
O tenente-coronel França recebeu diversas homenagens como a entrega de um livro que detalha sua trajetória dentro da Polícia Militar do Paraná, e a insígnia da PMPR como forma de agradecimento. Além disso, seu retrato foi descerrado e colocado na galeria dos ex-comandantes do 32º BPM. A família de França também foi lembrada, acompanhando de perto esse momento da carreira do oficial.
Durante a solenidade, o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva, destacou a relevância do trabalho do tenente-coronel França ao serviço público e à corporação. “Hoje, celebramos não apenas a passagem de comando de uma unidade, mas também a trajetória de um homem que, com muita honra e dedicação, serviu à Polícia Militar do Paraná por mais de três décadas. O tenente-coronel França é um exemplo de coragem, comprometimento e, sobretudo, de integridade. Ele desempenhou um papel crucial em várias frentes de nossa corporação, e sua contribuição será lembrada por todos nós. Seu legado permanecerá como inspiração para as futuras gerações de policiais militares”, declarou.
O comandante-geral também fez questão de reforçar a confiança no novo comandante do 32º BPM, major Peres. “Tenho plena confiança de que o major Peres continuará o excelente trabalho desenvolvido por França, sempre buscando a melhoria da segurança pública e o bem-estar da população de Sarandi”, completou.
O novo comandante agradeceu pela confiança e afirmou estar ciente das responsabilidades que envolvem o comando de uma unidade para a segurança da comunidade local. "Estou ciente do desafio que é dar sequência ao excelente trabalho realizado pelo tenente-coronel França. Agradeço pela oportunidade e me comprometo a trabalhar com dedicação e empenho para que o 32º BPM continue sendo referência em segurança e atendimento à população", afirmou o major Peres.
INVESTIMENTOS - Durante a solenidade de passagem de comando do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, anunciou um importante investimento para a segurança de Sarandi e região. O governo estadual liberou a verba de R$15 milhões para a construção do novo batalhão do 23º BPM na cidade, uma medida que visa fortalecer a presença da Polícia Militar e aprimorar os serviços de segurança para a população local.
“O tenente-coronel Roberto de França assumiu essa unidade que não existia e que era uma necessidade para a região. Foi um trabalho corajoso e desafiador. E agora o major Carlos Cesar de Souza Peres irá dar continuidade com o trabalho começado pelo tenente-coronel. Sarandi merece e precisa de uma atenção especial da segurança pública, por isso esse grande investimento para criar o novo batalhão que irá fortalecer a segurança no município”, comentou o secretário.
HOMENAGEM - Durante a solenidade os presentes prestaram um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do sargento Marcelo José Marques, de 54 anos, que acabou sendo vítima de um grave acidente de trânsito na cidade de Imbaú.
PRESENÇAS - A cerimônia também contou com a presença o comandante interino do 3ª Comando Regional de Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Alberto Rocha; o prefeito de Sarandi, Walter Volpato; o delegado da Polícia Civil de Sarandi, Willian Araújo; a chefe executiva da Polícia Rodoviária Federal de Maringá e região, Meire Colombari; a ex-comandante-geral da PMPR, coronel veterano, Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; a juíza de Direito de Mandaguaçu, doutora Aline Koentopp; a promotora de justiça de Mandaguaçu, doutora Simone Rodrigues Borba Paim; oficiais, praças e civis.