Cascavel registra queda no número de furtos e roubos e aumento nas apreensões de drogas no primeiro semestre 09/07/2024 - 17:24

O número de homicídios dolosos reduziu em Cascavel durante o primeiro semestre de 2024. Segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública, o município registrou apenas uma ocorrência do crime em junho deste ano e nenhuma ocorrência em maio. Em janeiro do mesmo ano foram onze ocorrências. O município também apresentou queda no número de furtos e roubos e aumento nas apreensões de drogas no semestre.

Segundo o secretário da segurança pública, Hudson Leôncio Teixeira, a queda nos índices criminais está diretamente ligada às frequentes ações policiais que as forças de segurança têm desencadeado na região. “Dos 40 homicídios dolosos registrados este ano, apenas um ocorreu em junho. Isso é resultado do amplo trabalho de análise de dados onde as forças de segurança analisam dia, horário e local que mais ocorrem os crimes a fim de elaborar ações de combate”, disse.

Em maio deste ano, mês que não registrou ocorrências de homicídios dolosos, a Secretaria da Segurança Pública lançou a Operação Cidade Segura no município, eixo da operação Vida, que engloba ações preventivas. Ela conta com atuação da polícia judiciária que precede operações ostensivas, patrulhamento aéreo e terrestre, abordagens e fiscalização de veículos, intensificando o policiamento, a fim de aumentar a efetividade dos serviços de segurança pública.

Os índices também reduziram quando comparados os seis primeiros meses deste ano e o mesmo período do ano anterior. Em relação às ocorrências de roubos, a queda foi de 22% (de 292 casos de janeiro a junho de 2023 para 226 no mesmo período em 2024). Já os furtos, a redução foi 362 casos a menos ou, em percentual, uma queda de 13,5% (sendo 2.666 no primeiro semestre de 2023 e 2.304 no mesmo período de 2024).

A tendência de queda também pode ser percebida nos registros de furtos e roubos de veículos no município, que reduziram 48% e 39%, respectivamente. De janeiro a junho de 2023, foram registrados 294 boletins de ocorrência de furtos de veículos em Cascavel; no mesmo período em 2024 foram 152 ocorrências. Já em relação a roubos de veículos, foram 36 registros no primeiro semestre de 2023 e 22 no mesmo período de 2024.

DROGAS -  O município também aumentou o número de apreensões de drogas durante o período. De janeiro a junho foram 8,3 toneladas de maconha apreendidas, no mesmo período do ano anterior foram 5,5 toneladas. O aumento também pode ser constatado em relação ao número de apreensões de crack, foram 7,7 toneladas apreendidas no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023 (três toneladas).

ARMAS - Já o número de apreensões de armas registrou aumento no primeiro semestre deste ano. Ao todo foram 87 armas apreendidas, um aumento de 17,5% em relação ao ano anterior, quando 74 armas foram retiradas de circulação.