Cães de rua do Complexo Penitenciário de Piraquara são atendidos e vão à feira de adoção 06/06/2023 - 11:44

Neste último trimestre, os cães de rua que estão abrigados no Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, receberam cuidados básicos, vacinação e identificação por microchips através de um projeto de extensão da Universidade Positivo, em parceria com a Prefeitura de Piraquara.

Servidores que trabalham na Colônia Penal Agroindustrial, destinada à custódia de detentos do sexo masculino de regime semiaberto, identificaram a necessidade de cuidados básicos de higiene aos cães que acabam permanecendo nas ruas do Complexo Penitenciário de Piraquara.

Durante o primeiro levantamento que a equipe acadêmica da Universidade realizou para iniciar o projeto foram encontrados 115 cães com necessidade de cuidados básicos de higiene e identificação.

Os mutirões de atendimento incluíam o exame físico completo, vacinação polivalente e contra a raiva, além da coleta de sangue para análises. No caso da identificação de algum problema, a equipe poderia fazer o encaminhamento para os demais procedimentos necessários.

A Prefeitura de Piraquara apoiou o projeto universitário fornecendo todos os materiais de trabalho e tendas de proteção para os atendimentos.

Polícia Militar apreende madeira ilegal durante operação no Sul do Paraná

O coordenador regional do Deppen de Curitiba, Jeferson Walkiu, destaca que essa ação foi benéfica para a qualidade de vida de todos que transitam diariamente pelo complexo e dos animais em situação de rua.

“Temos no complexo grupos muito grandes de cães de rua, toda a vacinação que foi aplicada neles, principalmente contra a raiva, foi muito importante para o cuidado da vida dos animais e também das pessoas que trabalham no local. A feira de adoção que ocorrerá também será relevante para dar um lar para a maioria dos cães, diminuindo a população animal em situação de rua do complexo”, afirmou.

Os atendimentos foram supervisionados pela professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Positivo, Gisela Castilho Westphal, que ministra o projeto de extensão em higiene sanitária. Ela explica que a demanda dos animais do Complexo encaixou com o propósito da disciplina que ministra.

“Todo semestre levamos os alunos em diferentes locais para desenvolver atividades de controle sanitário. Após receber a demanda, fizemos o censo de todos os cães com uma ficha técnica completa de identificação, com foto, peso, pelagem, comportamento, entre outras questões. Depois iniciamos os mutirões de atendimento e agora continuaremos na missão de encontrar um lar para os animais”, explica.

Polícia Militar apreende caminhão com uma tonelada de maconha em Medianeira

FEIRA DE ADOÇÃO – Todos os cães participarão nesta quarta-feira (07) da Feira de Adoção que ocorrerá na Universidade Positivo durante a festa junina da instituição. Os animais que não poderão ser levados presencialmente terão sua foto exposta no evento para também serem divulgados.

Serviço: Feira de Adoção

Endereço: Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Ecoville – Curitiba - Paraná

Data: 7 de junho de 2023

Horário: 9h às 16h.