Cães da Polícia Penal são atração do Litoral Cidadão 13/01/2023 - 16:27

Quatro cães policiais da Polícia Penal do Paraná (PPPR) estiveram presentes na segunda edição do Programa Litoral Cidadão, que aconteceu na última quarta-feira (11) em Pontal do Paraná, litoral do estado. Além de participar de eventos, os cães também auxiliam o trabalho diário dos policiais penais.

Kira, Hércules, Aron e Luke, cães do canil do Setor de Operações Especiais (SOE) de Piraquara, foram os escolhidos para representar os outros animais da PPPR nas edições do Litoral Cidadão, evento que faz parte do Verão Maior Paraná e que é promovido pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp). Ao todo, são 16 cães policiais distribuídos entre as bases do SOE de Piraquara, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu.

Durante o evento, os treinadores puderam esclarecer às pessoas presentes como é feito o trabalho e o treinamento dos animais e o público teve a oportunidade de interagir com os três cães da PPPR e com Kira, a pitbull do Corpo de Bombeiros.

Ao longo do Verão Maior Paraná, além de serem atrações para os veranistas, os cães policiais também estão auxiliando nas operações que ocorrem no litoral durante a temporada.

Já no dia a dia da Polícia Penal, os cães atuam na detecção de materiais e substâncias ilícitas nas cadeias públicas e penitenciárias, fazem a proteção das equipes policiais em eventuais procedimentos e auxiliam nas medidas preventivas que garantem a ordem em eventos. Para garantir a qualidade de sua atuação, eles são treinados permanentemente pelos policiais penais que atuam nos canis do SOE.

A policial penal Bárbara Nunes, que trabalha em conjunto com o cão policial, Luke, conta que eles exercem um papel fundamental dentro e fora das penitenciárias durante o ano. “Os nossos cães são treinados para detecção de materiais ilícitos e dentro das unidades prisionais com extrema rapidez e eficiência, como entorpecentes, armas, munições, aparelhos celulares, entre outros. Além disso, também os treinamos para salvaguardar nossas equipes policiais, principalmente em intervenções prisionais. E, desde 2016, realizam trabalhos sociais de cunho educativo contra o uso de drogas em escolas e instituições públicas”, explica.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS