CONSESP promove I Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2025 03/07/2025 - 17:09

O secretário da Segurança Pública do Paraná Hudson Leôncio Teixeira participou da I Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2025, que ocorreu esta semana em Brasília. 

O evento, organizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (CONSESP), contou com a presença de representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, e teve como objetivo desenvolver o debate sobre possíveis mudanças para aprimorar a segurança pública do país.

“Uma das pautas que mais nos chamou a atenção é a reestruturação do Conselho Nacional de Segurança Pública (CNSP), atualmente formado por 50 pessoas, sendo que apenas a minoria é relacionada à segurança pública. Nós entendemos a importância do Conselho e sugerimos que a sua maioria seja composta por membros das forças de segurança”, disse o secretário Hudson.

Além da regulamentação do CNSP, o colegiado discutiu ideias de compensação financeira para os Estados. Uma delas pela repressão ao tráfico, onde cada estado receberia um valor retorno com base na quantidade de materiais apreendidos. Outra ideia seria relacionada a arrecadação dos jogos de apostas, em que parte do total seria destinado para a segurança pública.

Foram levantados também projetos para modificar o Código Penal, como criação de dois novos crimes, com penas para quem atrapalhar as investigações de um caso, mesmo sem violência, além de penas mais altas para crimes de domínio de cidades, com a retenção de reféns, uso de explosivo e armamento pesado.

“Quando eu era comandante da Polícia Militar do Paraná criei o PM Vítima, setor para proteção dos policiais e familiares em situações decorrentes da função, similar a uma das propostas discutidas neste evento”, destacou o secretário.

Durante a Conferência, que iniciou na terça-feira (1º), terminou nesta quinta-feira (03), também foram apresentado materiais e equipamentos com tecnologia de última geração que podem ser implementados dentro de operações policiais, além de soluções que podem ser aplicadas nos setores de inteligência de cada força de Segurança.

GALERIA DE IMAGENS