CBMPR participou de reunião sobre certificação internacional de grupo de resgate 30/04/2025 - 15:17

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) coronel Antonio Geraldo Hiller Lino e o secretário Nacional de Defesa Civil Wolnei Wolff, discutiram estratégias e ações voltadas à proposta de credenciamento do Brasil junto ao International Search  and Rescue Advisory Group (INSARAG).

O encontro aconteceu na terça-feira (29), em Brasília, juntamente com os comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, e de São Paulo, coronel Nilton Cesar Zacarias Pereira, e do coordenador-geral de Cooperação Humanitária da Agência Brasileira de Cooperação, pertencente ao Ministério de Relações Exteriores (MRE), o ministro José Solla Vazquez Júnior.

“A certificação INSARAG representaria um importante passo para o reconhecimento internacional da competência e da prontidão das nossas forças de resposta, fortalecendo a capacidade de cooperação e assistência humanitária em âmbito estadual, federal e global", disse o coronel Hiller.

A proposta de credenciamento visa posicionar o Brasil como referência em operações de resgate urbano em cenários de desastres de grande magnitude com a formação de uma equipe nacional especializada. O CBMPR é uma das instituições nacionais que podem compor esta equipe credenciada pelo INSARAG.

INSARAG - O protocolo INSARAG é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que coordena grupos de respostas em ações de busca e resgate. Criado em 1991, tem como principal objetivo a organização de uma rede global de equipes prontas para acionamento em casos de desastres naturais e situações de emergências ao redor do mundo.

GALERIA DE IMAGENS