CBMPR Inaugura 5º CRBM e Passagem de comando do 2º BBM, em Ponta Grossa 07/05/2025 - 22:09

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) promoveu, na noite da última quarta-feira (7), a cerimônia de posse do primeiro comandante do 5º Comando Regional de Bombeiro Militar (5º CRBM) e da passagem de comando do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (2º BBM) de Ponta Grossa. 

Durante o evento, o secretário da Segurança Pública Hudson Leôncio Teixeira reforçou o apoio à corporação e ressaltou a importância da criação de um novo Comando Regional de Bombeiros para a expansão e fortalecimento do CBMPR na região. 

“Nada disso seria possível sem a participação e o respeito que o governador Ratinho Júnior tem com a segurança pública. Quem vive o dia a dia das forças sabe o quanto tivemos de avanços e investimentos em seu governo, e a criação do 5º CRBM e toda a reestruturação só aconteceu porque o governador tem um olhar especial para a segurança”, disse.

O comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, destacou a relevância da nova estrutura de Comando Regional, que vai permitir maior celeridade nos atendimentos à população.

COMANDO REGIONAL - O 5º CRBM foi criado em março deste ano e atende 60 municípios. Durante a cerimônia de posse, o novo comandante da unidade, coronel Carlos Alberto de Oliveira, recebeu a insígnia e a bandeira da unidade, além de homenagens por sua trajetória na corporação. Em seu discurso, relembrou sua ligação com a região de Ponta Grossa, onde já atuou como comandante do 2º Grupamento de Bombeiros e destacou a importância da nova missão em sua carreira. “Em três dias farei 56 anos, este Comando é um verdadeiro presente para mim”, disse.

2° BATALHÃO DE BOMBEIRO MILITAR - Durante o evento também foi feita a cerimônia de transmissão de comando do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, que agora será comandado pelo tenente-coronel André Lopes de Oliveira. 

O novo comandante afirmou ter forte ligação com o Batalhão. Ingressou na corporação como aluno soldado, em 1996, em Ponta Grossa, foi declarado oficial em 1999 e atuou por vários anos na unidade. Antes da nomeação, exercia a função de subcomandante da Escola Superior de Bombeiros, em São José dos Pinhais, onde participou da formação de novos militares. 

O tenente-coronel Rafael Lorenzetto, até então comandante da unidade, relembrou, em seu discurso, sua trajetória, iniciada no próprio 2º BBM. Ele descreveu o período em que esteve à frente do Batalhão como um dos mais significativos de sua carreira. Em reconhecimento ao seu desempenho, recebeu um elogio individual, com menção especial à liderança durante a "Operação de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal – Quati João", realizada em 2024, quando a região enfrentou graves focos de incêndio.

O retrato do tenente-coronel Lorenzetto foi incluído na galeria de ex-comandantes do 2º BBM, marcando oficialmente o encerramento de seu ciclo à frente da unidade. Ele também recebeu uma homenagem dos oficiais do batalhão em reconhecimento ao período em que esteve no comando.

PRESENÇAS - Além das autoridades citadas acima, a solenidade também contou com a presença da prefeita de Ponta Grossa,  Elizabeth Silveira Schmidt;  do comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, general Fábio Cordeiro Pacheco; os deputados estaduais Hussein Bakri, Mabel Canto,  Fábio Oliveira e Moacyr Fadel; oficiais e praças do CBMPR; representantes do Ministério Público e das polícias Militar, Civil, Científica e Penal. 

GALERIA DE IMAGENS