BPFRON apreende mais de 90 quilos de maconha em Toledo 03/06/2022 - 18:30
Uma equipe de policiais militares do Pelotão de Operações com Cães do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), que atuam na Operação Hórus e patrulhavam a rodovia BR 163 apreenderam mais de 92 quilos de maconha, com a ajuda de cães farejadores. A ação, que ocorreu em Toledo, região oeste do estado, ainda resultou na prisão do condutor do veículo, um homem de 29 anos, que mora em Cascavel.
"Os esforços do BPFRON no combate à criminalidade transfronteiriça vem se intensificando nos últimos anos através da adoção de estratégias, táticas e ferramentas que permitem a identificação de ilícitos em suas mais variadas modalidades”, destacou o comandante do Pelotão de Operações com Cães do BPFRON, tenente Luis Eduardo Beiger da Luz.
Segundo ele, os cães farejadores são aliados importantes para a região. “Esses animais, aliados à expertise e à dedicação dos policiais militares, dinamizam o serviço das equipes do BPFRON e colaboram na repressão imediata de crimes como o tráfico de drogas e o contrabando" comentou o tenente Beiger.
NOVO INTEGRANTE - De acordo com o BPFRON, o Pelotão de Operações com Cães do da unidade foi o canil do estado que mais apreendeu maconha em 2021. Em fevereiro deste ano, para reforçar ainda mais a equipe, o Batalhão recebeu um filhote de pastor belga malinois, que tem recebido treinamento para localizar drogas, armas de fogo e cigarros.
“O treinamento é feito por associação de cheiro, ele sente o odor, mas não entra em contato com a droga. Inclusive, nem os animais nem os humanos no treinamento possuem contato com essas substâncias, que podem ser tóxicas”, explica o tenente.