Aventureiro sofre queda no Morro do Pão de Ló e é resgatado em operação conjunta do BPMOA e GOST 22/11/2021 - 13:11

Uma operação que envolveu equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros, e do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), socorreu um homem que sofreu uma queda no morro do Pão de Loth, na cidade de Quatro Barras (PR), neste domingo (21/11). A vítima foi levada ao Hospital Cajuru.

A primeira equipe a chegar no local do acidente foi do GOST, que imediatamente adotou os primeiros socorros à vítima. Por se tratar de um ponto de difícil acesso, foi solicitado apoio do BPMOA para a retirada do rapaz. O helicóptero da PM chegou ao local e um operador aerotático desceu até o ponto onde estava a vítima por rapel.

Após ser estabilizado e imobilizado, o homem foi içado por meio da técnica McGuire e recebeu atendimento da equipe médica da aeronave ate a chegada ao Hospital Cajuru. As informações preliminares apontam que o rapaz, de 35 anos, sofreu a queda na trilha do morro e havia suspeita de fratura no tornozelo.

ORIENTAÇÕES – O Corpo de Bombeiros orienta que a preparação para fazer uma trilha ou uma escalada vai além de boa vontade e condicionamento físico. A primeira dica é que antes de sair para praticar alguma atividade deste tipo, a pessoa deve buscar o máximo de informações possíveis sobre o local pretendido, principalmente sobre as condições climáticas, pontos de risco e nível de dificuldade. 

Morros e outros pontos da Serra que podem ser frequentados geralmente possuem placas e demarcações nas trilhas para as pessoas seguirem o caminho correto, evitando pontos perigosos. Seguir essas marcações é muito importante. O interessante é estar com alguém mais experiente e seguir pela trilha demarcada. Se aventurar por caminhos e paredes não conhecidos aumenta o risco acidentes graves que podem resultar até a morte. 

GALERIA DE IMAGENS