Agentes penitenciários participam de curso do Exército de tiro em fuzil e manutenção de armamento
20/09/2021 - 19:02

Agentes do Departamento Penitenciário do Paraná participam nesta semana de uma instrução de habilitação para tiro em fuzil e manutenção de armamento ofertado pelo Exército Brasileiro. A cerimônia de abertura ocorreu nesta segunda-feira (20), no Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (5ª RM), em Curitiba.

“Gostaria de agradecer todo o apoio que o Exército Brasileiro tem dado ao Governo do Paraná. Temos feito um importante trabalho integrado, especialmente na região de fronteira, que está gerando resultados expressivos. Agradeço ao general por mais essa oportunidade e enalteço essa parceria”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

Segundo o comandante da 5ª Região Militar, general de brigada Ronaldo Morais Brancalione, tanto o Exército Brasileiro como a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e o Departamento Penitenciário (Depen-PR), têm o mesmo objetivo, que é proporcionar segurança e bem-estar para a população e, por isso, se faz necessária a integração entre as instituições. ​

“Temos visto cada vez mais essa integração acontecendo, quer seja nas operações na faixa da fronteira, na troca de informações, quer seja nas instruções, no apoio mútuo entre as instituições. Nos sentimos gratificados em poder realizar esse estágio e transmitir um pouco da competência do Parque para uma instituição da importância e do relevo do Depen”, disse o general.

NA PRÁTICA - Ao todo, dez servidores que fazem parte dos grupos de movimentação interna (GSI) das unidades prisionais e, também, do Setor de Operações Especiais (SOE), participam do treinamento. Todos serão habilitados para tiro em fuzil e três deles como armeiros, responsáveis pela manutenção do armamento. A instrução segue até a próxima sexta-feira (24).

“Estamos de portas abertas para continuar apoiando o Depen naquilo que for preciso. Algumas conversas já foram inciadas para que possamos colaborar com as nossas experiências”, declarou o diretor do Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar, Marcelo Sergio Cabral. 

Para o curso, o Depen contou ainda com o apoio da Polícia Civil do Paraná, que fez o empréstimo da munição por meio do Grupo Tigre. Os equipamentos utilizados são próprios do Departamento Penitenciário. 

PRESENÇAS – Também participaram da cerimônia de abertura o chefe do Estado-Maior da 5ª Região Militar, coronel Fabrício Ramires Pinto; o coordenador regional do Depen em Curitiba, Jeferson Walkiu; o coordenador regional do Depen em Foz do Iguaçu, Marcos Marques; o assessor penitenciário da Sesp, Diego Pietrowski Machado; o assessor da Sesp, delegado Renan Ferreira Lopes Barbosa; o representante da assessoria de Planejamento do Depen, Wlademir Alves da Veiga; e o coordenador da Universal dos Presídios no Paraná, Bispo José Manoel Gonzalez.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias