Ações da PMPR e PF no fim de semana resultam em apreensões de cigarros e drogas na fronteira 20/10/2025 - 10:23

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por intermédio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), no âmbito da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, realizou neste fim de semana duas ações integradas com a Polícia Federal, resultando em significativas apreensões e prejuízo de mais de R$ 230 mil ao crime organizado.

No sábado (18), em Santa Tereza do Oeste, a unidade de fronteira, em conjunto com a PF e o 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), apreendeu um veículo carregado com aproximadamente 1,1 mil pacotes de cigarros contrabandeados. O carro, um GM/Astra, conduzido por um homem de 34 anos foi abordado na BR-277. Durante a vistoria, foram encontrados cigarros de diversas marcas estrangeiras. Diante dos fatos, o motorista recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Cascavel, enquanto o veículo e os produtos apreendidos foram destinados à Receita Federal.

Já no domingo (19), em Foz do Iguaçu, o BPFron e o Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) da Polícia Federal realizaram patrulhamento em uma área conhecida como Porto da Eva, onde flagraram uma embarcação vinda do lado paraguaio atracando em território brasileiro. Três suspeitos desembarcaram com fardos e correram pela mata ao perceberem a aproximação das equipes, abandonando o material.

Após a verificação, foi localizado de 81 quilos de maconha, que foram apreendidos e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu.

OPERAÇÃO PROTETOR – Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Protetor das Divisas e Fronteira está inserida no Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas (ENFOC) e tem o objetivo de desarticular grupos criminosos e reduzir a circulação de drogas, principalmente em rota de contrabando de mercadorias ilícitas nas regiões de fronteiras.

GALERIA DE IMAGENS