230 policiais militares concluem Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária 08/06/2022 - 10:24
Foi concluído o Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária (CCPRC), realizado na 2ª Escola de Formação Aperfeiçoamento e Especialização de Praças da Academia Policial Militar do Guatupê, em Maringá, noroeste do estado. Com início em 26 de abril e conclusão em 03 de junho, o CCPRC capacitou 230 militares estaduais, de todas as unidades operacionais da PMPR no interior, divididos em três ciclos de 100 horas-aulas cada.
O CCPRC é uma etapa da reformulação da Patrulha Rural Comunitária, de acordo com os objetivos estabelecidos pelo Projeto PMPR-90 e tem por finalidade melhorar e aperfeiçoar o portfólio de serviços prestados pela Corporação à comunidade paranaense, conforme projeto pedagógico proposto pela Coordenadoria Operacional de Patrulha Rural Comunitária.
O resultado desta reestruturação é o Projeto Patrulha Rural Comunitária 4.0, que contempla a implementação de tecnologia aplicada ao desempenho da segurança pública, tendo como finalidade, melhorar, aperfeiçoar e dinamizar os serviços prestados pela Corporação à comunidade paranaense, na resolução de problemas na área rural, proporcionando uma melhor qualidade de vida e segurança ao homem do campo.
Todos os militares estaduais passaram pela padronização de protocolos e procedimentos operacionais previstos no Projeto Patrulha Rural Comunitária 4.0, com disciplinas de abordagem policial, defesa pessoal, direção defensiva com viaturas de tração 4x4, interação comunitária e cadastro rural, policiamento ostensivo em ambiente rural, direitos humanos, atendimento a pessoas em condição de vulnerabilidade, doutrina de patrulha rural, ações de combate aos crimes violentos contra o patrimônio, legislação ambiental aplicada e sobrevivência policial.
Além disso, os militares estaduais foram habilitados para utilização da carabina calibre 5,56 x 45mm, Sistema Mobile PMPR e APHC (MARC1), bem como tiveram palestras com técnicos do Grupo Toyota do Brasil e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR).
Cabe ressaltar que um dos pilares do Projeto é a interação entre Polícia Militar do Paraná e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Sistema SENAR/FAEP), no sentido de aproximar, incentivar e desenvolver no homem do campo, ações no sentido de minimizar as oportunidades para que o crime em ambiente rural ocorra.
Um dos frutos desta parceria é Cartilha Segurança Rural da PMPR.