181 da Segurança Pública registra 8.801 denúncias sobre tráfico de drogas no 1º semestre de 2023  20/07/2023 - 16:09

O Centro Integrado de Denúncias 181 do Paraná recebeu 24.251 denúncias ao longo do primeiro semestre de 2023, segundo um balanço da Secretaria da Segurança Pública (Sesp). O levantamento indica também que a participação da população foi mais intensa contra o tráfico de drogas, que foi denunciado 8.801 vezes no período.

Ao longo dos primeiros seis meses do ano, o Centro Integrado de Denúncias 181 foi decisivo para as polícias Militar e Civil nas operações contra o crime organizado. Graças às informações enviadas anonimamente pela população, os setores de inteligência desencadearam ações que desarticularam atividades criminosas em várias regiões do Estado.

“É de extrema importância que as pessoas que tiverem conhecimento de um crime ou tiverem informações sobre qualquer ilícito, acionem o 181. Acreditamos que pelos resultados obtidos nestes primeiros seis meses, a população entendeu como as denúncias podem ser relevantes para combater a criminalidade em nosso Estado”, avalia o coordenador do Disque Denúncia 181, major Giuliano de Freitas.

Por intermédio dessas denúncias, as forças de segurança do Paraná retiraram de circulação 58 armas de fogo, 534 pessoas foram presas e 3.214 toneladas de drogas foram apreendidas no Estado.

CONFIABILIDADE – Capacitações e treinamentos constantes são rotina para os integrantes do Disque Denúncia 181, que tem como objetivo o aperfeiçoamento e a interação do atendente com o denunciante, gerando um ambiente propício para que os denunciantes sintam-se à vontade para repassar informações.

COMO DENUNCIAR – Informações sobre crimes ou atividades suspeitas podem ser repassadas ao Centro Integrado de Denúncias 181, de maneira anônima, por meio de uma ligação telefônica para o número 181 ou pelo site www.denuncia181.pr.gov.br. Neste caso, basta o cidadão acessar o ícone “Denunciar”, depois selecionar o tipo de crime e detalhar o que está ocorrendo. É necessário também indicar endereço, ponto de referência e características do local e a forma como os crimes são praticados.