PMPR e PF apreendem 300 quilos de maconha às margens do Rio Paraná 13/10/2025 - 14:06

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em ação conjunta com o Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) da Polícia Federal, realizou a apreensão de 300 quilos de maconha às margens do Rio Paraná nesta segunda-feira (13), em Foz do Iguaçu.
A ação, que integra a Operação Protetor de Fronteira e Divisas, ocorreu nas proximidades da região conhecida como “Favela do Cemitério”. As equipes realizavam incursões em meio à mata quando visualizaram uma embarcação atravessando o rio, vinda do Paraguai em direção ao Brasil.
Desta forma, as equipes progrediram por uma trilha até o ponto de desembarque. No local, foi localizada uma grande quantidade de fardos da droga. Foram realizadas buscas nas imediações, mas nenhum suspeito foi encontrado.
A droga apreendida foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos cabíveis. O prejuízo é de R$ 600 mil ao crime organizado.
OPERAÇÃO PROTETOR – Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Protetor das Divisas e Fronteira está inserida no Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas (ENFOC) e tem o objetivo de desarticular grupos criminosos e reduzir a circulação de drogas, principalmente em rota de contrabando de mercadorias ilícitas nas regiões de fronteiras.