PMPR, PCPR e PF apreendem embarcação com cigarros contrabandeados em São Miguel do Iguaçu 25/09/2025 - 13:18

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), em ação conjunta com a Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Federal (PF), apreendeu nesta terça-feira (23) uma embarcação carregada com cerca de 7,5 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. A operação ocorreu durante patrulhamento no Lago de Itaipu, na região do Braço do Ocoí, em São Miguel do Iguaçu.
Equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON - PMPR), Centro de Operações Policiais Especiais (COPE - PCPR) e do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM - PF) visualizaram a embarcação atravessando a fronteira em direção ao Brasil.
Ao tentar realizar a abordagem, o piloto abandonou o barco, colidindo-o contra a barranca do lago, e fugiu pela mata ciliar. A embarcação, de aproximadamente 7 metros de comprimento equipada com motor Yamaha de 200 HP, transportava cerca de 150 caixas de cigarros, totalizando 7.500 pacotes.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu.
OPERAÇÃO PROTETOR – Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Protetor das Divisas e Fronteira está inserida no Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas (ENFOC) e tem o objetivo de desarticular grupos criminosos e reduzir a circulação de drogas, principalmente em rota de contrabando de mercadorias ilícitas nas regiões de fronteiras.