Cão policial da PMPR realiza doação de sangue e salva cadela vítima de atropelamento em Cascavel 06/10/2025 - 10:43
              Um ato de solidariedade e amor aos animais protagonizado pela Polícia Militar do Paraná (PMPR) marcou a cidade de Cascavel na última sexta-feira (3). O cão policial Átila, um pastor-belga malinois doou sangue e salvou a vida de uma cadela gestante que havia sido vítima de atropelamento.
Átila, empregado em atividades cruciais de detecção de drogas, armas e munições da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv), foi levado pela equipe do BPRv ao centro veterinário do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG) após um apelo dos profissionais. A cadela ferida apresentava um quadro de anemia severa e necessitava de uma transfusão urgente para sobreviver.
O Capitão Beiger, do BPRv, reforçou a importância deste gesto e deixou uma mensagem de conscientização à comunidade: “Se o seu amigo de quatro patas é saudável e vacinado, considere cadastrá-lo como doador. Uma simples atitude pode salvar vidas”, destacou o capitão.
Após a realização dos exames necessários, o cão policial foi confirmado como doador compatível e realizou prontamente a doação de sangue canino. O procedimento foi acompanhado por médicos veterinários e estudantes da instituição. Graças à transfusão, a cadela apresentou uma melhora significativa e, atualmente, segue em observação com quadro estável.
 



