Polícia Ambiental encontra mais de 400 gatos em maus tratos em Ponta Grossa (PR) 04/02/2020 - 10:52

Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV) encontraram quase 400 gatos em situação de maus tratos. A ação policial aconteceu na segunda-feira (03/02) no jardim Canaã, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do estado, após uma denúncia.

Segundo informações do setor de Relações Públicas da unidade, a equipe se deslocou até o endereço, em apoio a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para dar o cumprimento a um Mandado de Busca e Apreensão. Ainda de acordo com a unidade, fiscais ambientais já teriam tentado contato com os moradores por três vezes, porém sem sucesso.

Nesta quarta tentativa, a responsável pelo local também não estava no endereço, porém, as equipe policiais a fim de confirmar as diversas denúncias de maus tratos adentrou no imóvel sem danos e constataram que havia mais de 380 gatos. Os animais estavam presos em caixas, sem acesso a água, luz e alimentação, espalhados por todos os cômodos da casa, alguns estavam fechados em quatros e banheiros, além de estarem com grande quantidade de fezes e urina, muitos apresentando estarem doentes.

Ainda de acordo com a unidade, ficou estipulado que a responsável pelo local tem 48 horas para apresentar a comprovação de que os animais estão recebendo o atendimento médico veterinário necessário e deixar o ambiente em condições adequadas de higiene e organização. A mulher também deve providenciar um local adequado para a permanência no local dos cães.

Nos fundos da residência havia um abrigo, com nove metros quadrados, onde as equipes localizaram mais 50 gatos, também em condições precárias. A mulher chegou no local durante a ocorrência e foi encaminhada até o Posto da Polícia Ambiental para a lavratura do Termo Circunstanciado. As providências administrativas (multas) ficaram a cargo da Secretaria de Meio Ambiente de Ponta Grossa, já em relação aos animais ficaram a cargo do Centro de Zoonoses.