Verão Maior Paraná é homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná 01/04/2025 - 10:05

O secretário de Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, participou de sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná para homenagear o “Verão Maior Paraná 2024-2025”, na noite desta segunda-feira (31).
A homenagem teve como objetivo reconhecer a relevância do programa, que teve início em 13 de dezembro de 2024 e seguiu até 9 de março de 2025, totalizando 85 dias de atuação contínua. Durante o período, as forças de segurança vinculadas à Secretaria da Segurança Pública do Paraná atuaram de forma integrada a fim de promover segurança para paranaenses e turistas.
Representando o Governo do Paraná, o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, disse que a sessão solene é uma homenagem merecida a todos os policiais militares, policiais civis e bombeiros militares por todo o empenho que eles tiveram ao longo da Operação Verão. “Foi uma operação longa. Tivemos eventos lá com mais de 150 mil pessoas, sem nenhum incidente, sem nenhum problema grave, nada que tenha desabonado nosso Estado. Ficamos felizes, porque esse trabalho todo precisa ser enaltecido”, disse.
O presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), que presidiu a abertura da solenidade, destacou que quando a Casa presta uma homenagem, se trata de uma reverência de todos os paranaenses. “Estamos prestando nossas homenagens a todos por terem realizado e colaborado com o maior verão da história do Paraná e o maior festival gratuito do Brasil. Quase dois milhões de paranaenses estiveram lá assistindo aos shows", ressaltou.
REDUÇÕES - O Verão Maior Paraná registrou redução nos principais índices criminais no Litoral. Comparando as temporadas de 2023/2024 e 2024/2025, houve queda de 46,67% nos casos de homicídios (de 15 para 9 casos) e diminuições de 10% nos furtos de veículos (de 20 para 18) e de 50% nos roubos de veículos (de 4 para 2).
As forças de segurança também intensificaram a fiscalização, com um aumento de 112% no monitoramento de veículos e a apreensão de quase 50 toneladas de drogas, sendo a maior parte maconha. No atendimento às emergências, o Corpo de Bombeiros Militar resgatou 1.420 banhistas que enfrentavam dificuldades no mar.
Além disso, a Polícia Civil intensificou as investigações, com um aumento de 47,59% nos procedimentos e a Polícia Científica registrou um aumento de 7,7% nas perícias. As forças de segurança também atuaram para garantir a segurança de grandes eventos, como o Réveillon e o Carnaval, e promoveram ações de aproximação com a comunidade, realizando exposições e atividades educativas.
PRESENÇAS - Também estiveram presentes o secretário de Esporte do Estado do Paraná e coordenador geral do Verão Paraná, Hélio Wirbiski; o líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri; o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora; o prefeito de Guaratuba, Maurício Lense e demais representantes do Governo do Estado e das forças de segurança do Estado.