Sesp promove palestra sobre crimes digitais e atuação de cibercriminosos 06/11/2025 - 11:55

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) promoveu na manhã desta quinta-feira (6) a palestra Crimes Digitais: Modus Operandi dos Cibercriminosos com alertas sobre as principais formas de fraudes e golpes no ambiente digital, além de informações de prevenção aos dados pessoais na internet. 

“É importante que os servidores tenham total conhecimento e possam absorver o conteúdo tanto para seu conhecimento próprio quanto para seus dados na pasta da Segurança, uma área sensível e que diz respeito à população paranaense”, explicou o coronel Fernando Klemps, chefe de gabinete da SESP, reforçando que a garantia da proteção integral dos dados públicos é uma prioridade constante do órgão de Estado.

O evento contou com a parceria do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da SESP. O perito criminal Evandro Lustres, chefe do CTIC, ministrou a palestra e detalhou eventos recorrentes no cotidiano das pessoas, como as tentativas de invasão de e-mails e contas de aplicativos sociais, mas também dos grandes golpes aplicados em instituições e bancos de dados. 

De acordo com Evandro, é preciso estar atento principalmente às variações de golpes, estratégias usadas pelos criminosos para ludibriar os internautas. “Além dos riscos às nossas aplicações, precisamos preparar nossos servidores para a Segurança Digital, como os golpes acontecem e as boas práticas que devem ser adotadas nos equipamentos corporativos ou do e-mail institucional”, afirmou.

Ele falou da preocupação adicional da SESP com a segurança do serviço público e dos dados dos cidadãos paranaenses. “São aplicações com informações sensíveis dos paranaenses e todo o cuidado é voltado ao uso de nossas ferramentas para que não tenhamos qualquer exposição de dados sigilosos, além de não colocar as informações de nossos servidores em risco”, disse.

Evandro explicou ainda que a palestra, uma troca de experiências mútuas, foi apenas o começo de uma capacitação continuada às forças de segurança, que será feita de forma on-line como um programa com conteúdo específico por módulo. O objetivo também é expandir o conhecimento dos membros das forças policiais do estado para aumentar e fortalecer gradativamente a proteção dos dados da SESP.

GALERIA DE IMAGENS