Segurança Pública do Paraná leva palestra sobre combate à violência contra mulheres para homens em Londrina 22/09/2025 - 18:30

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP-PR) promoveu uma palestra do programa “De Homem para Homem” para 180 funcionários da empresa Plaenge – Obra Aura, em Londrina. A ação realizada integrou a Missão Paraná II e é parte das estratégias do Governo do Estado voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência doméstica.
A palestra, que faz parte do projeto focado na conscientização do público masculino, foi conduzida por policiais da Patrulha Maria da Penha do 5BPM e acompanhada pelo coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, diretor de Políticas Públicas e o coronel Dalton Gean Perovano, coordenador do Programa Mulher Segura. A iniciativa busca engajar diretamente os homens como aliados na luta contra a violência de gênero. Durante a atividade, os trabalhadores foram incentivados a refletir sobre comportamentos e atitudes que podem reforçar ou combater situações de violência, além de aprender sobre o papel da responsabilidade masculina na construção de uma sociedade mais segura e igualitária.
A metodologia do projeto prevê que as palestras sejam ministradas por homens, visando criar um ambiente de confiança que favoreça o diálogo aberto, o esclarecimento de dúvidas e a troca de experiências. O projeto “De Homem para Homem” inclui ainda eventos e grupos reflexivos que abordam masculinidades positivas, respeito aos direitos humanos e o enfrentamento da violência contra a mulher.
“Abordar essa pauta diretamente com o público masculino é fundamental para quebra de um ciclo de violência. O diálogo sobre o tema de forma franca, como fizemos hoje na Plaenge, nos dá a esperança de que homens se tornarão agentes de mudança em suas famílias e comunidades, tornando-se aliados no combate à violência contra as mulheres”, afirmou o Coronel Saulo Sanson.
O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou que esta nova etapa marca uma ampliação das ações preventivas. “Nossas ações e palestras voltadas às mulheres continuarão. No entanto, agora vamos incluir uma nova abordagem. A partir deste momento, vamos iniciar um diálogo direto com os homens. Estamos determinados a dar início à segunda fase da Operação Mulher Segura, focando na conscientização masculina sobre comportamentos e atitudes que precisam ser transformados”, afirmou.
AÇÕES - Em sua atuação no interior do Paraná, a Secretaria da Segurança Pública, impactou diretamente 1,1 mil pessoas na região Norte durante a Missão Paraná II. A iniciativa promoveu palestras, seminários e encontros em cidades como Londrina, Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina, com foco na prevenção da violência de gênero e no fortalecimento das redes de apoio.